Cotidiano

Detran terá o dobro de agentes para o período do feriadão de Carnaval

Agentes estarão atuando nos três turnos durante o período carnavalesco realizando blitz com testes de bafômetro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), reforçará o seu efetivo durante todos os dias do feriado de Carnaval. Serão 14 agentes, o dobro do que atua hoje. Este é o excedente que estava de folga e que será convocado para o feriado. Os motoristas sem carteira e os embriagados serão os principais alvos da fiscalização, que visa deixar em zero o número de mortes no trânsito neste período.

A equipe trabalhará de manhã, à tarde e à noite em Boa Vista, tanto no evento público na Praça Fábio Paracat, bairro São Francisco, zona Norte, quanto nos diversos bailes particulares. Durante o dia serão feitas duas blitze simultâneas em dois pontos da cidade. À noite, os agentes se concentrarão nos motoristas embriagados, na chamada “equipe lei seca”, com medições de nível de álcool.

BAFÔMETRO – O chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran, Vilmar Florêncio, apontou que dirigir alcoolizado e/ou sem a habilitação, são as infrações mais encontradas na Capital e respondem pelos maiores riscos à população no trânsito. “A embriaguez, principalmente, é a responsável por acidentes graves com mortes ou sequelas nas vítimas, superlota o Hospital Geral de Roraima [HGR] e demanda muito do Hemocentro”, afirmou.

É por isso, que a legislação quanto ao teste do bafômetro se tornou mais rígida, a partir de novembro do ano passado. Vilmar Florêncio disse que as punições para quem se recusa a fazer o teste no aparelho e para quem teve a embriaguez comprovada são as mesmas: R$2.934,70 de multa, mais recolhimento da carteira de habilitação e proibição por 12 meses de conduzir um veículo.

Nesta semana, haverá ações educativas do Detran junto com jovens do Projeto Cidadão do Futuro, do Governo do Estado. “Nossa meta é diminuir o número de acidentes, então a população vai presenciar a fiscalização do Detran no Carnaval. A fiscalização é repressiva, mas também é preventiva e educativa. Os brincantes veem nossos agentes e já sabem que precisam tomar cuidado. Queremos que a população se divirta, mas que também respeite as leis de trânsito”, afirmou Florêncio.

INTERIOR – A fiscalização no interior do Estado é organizada pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que ainda não informou como ficará o serviço durante o Carnaval.

No Carnaval do ano passado, de sábado à terça-feira, 489 infrações foram lavradas pelo Detran, quando 220 veículos foram apreendidos, sendo 196 motos e 24 carros. Os principais problemas foram dirigir sem habilitação, sem cinto de segurança e bêbado. (NW)