Cultura

Dez municípios de Roraima saem do Mapa do Turismo

Permaneceram os municípios de Caracaraí, Mucajaí, Amajari, Bonfim e Boa Vista

O mapa do turismo de Roraima mudou. O estado reduziu de 15 para cinco o número de municípios participantes de suas três regiões turísticas: Roraima, a Savana Amazônica (3 municípios), O Extremo Norte do Brasil (1) Águas e Florestas da Linha do Equador (1).

Os cinco municípios de Roraima presentes no Mapa do Turismo se dividem em 2 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro.

O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um. Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.

O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

AMAZONAS – Também no Amazonas o mapa do turismo mudou. O estado reduziu de 29 para 14 o número de municípios participantes de suas seis regiões turísticas: Polo Alto Solimões (2 cidades); Polo Amazônico (4); Polo Médio Amazonas (2); Polo Médio Solimões (1); Polo Rio Médio Solimões (1); Polo Rio Negro (2); e Polo Sateré (2). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo de Roraima:

CATEGORIA

2013

2016

DIFERENÇA

A

1

1

0

B

0

0

0

C

1

0

-1

D

12

4

-8

E

1

0

-1

TOTAL

15

5

-10

Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

REGIÃO TURÍSTICA

MUNICÍPIO

Águas e Florestas da Linha do Equador

Caracaraí

O Extremo Norte do Brasil

Amajari

Roraima, a Savana Amazônica

Boa Vista

Bonfim

Mucajaí

SOBRE O MAPA – O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.

Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.