Cotidiano

Dia Mundial da Água é comemorado com atividades da Caerr e da Femarh

O Dia Mundial da Água foi comemorado ontem com programação especial nas escolas estaduais Dom José Nepote, no bairro Pricumã, e Senador Hélio Campos, no bairro Dr. Sílvio Leite, ambas na zona Oeste. Os alunos expuseram trabalhos e assistiram a palestras e vídeos apresentados pela Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caerr) e pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). 

As atividades começaram na segunda-feira, 20, com os alunos distribuindo panfletos e, no dia seguinte, apresentando cartazes com pesquisas, poemas e histórias em quadrinhos. Paródias de músicas também foram criadas. Os trabalhos foram expostos nos murais das escolas. Houve ainda ações lúdicas com os próprios professores, que se fantasiaram de mosquitos Aedes aegypti para ressaltar a importância de não deixar água empoçada.

Na Escola Dom José Nepote, o analista ambiental e geógrafo da Femarh, Richard Marcelo, falou sobre como a escassez de água compromete a qualidade de vida em outros países, e que os recursos hídricos de Roraima são finitos. Finalizando com um vídeo de apresentação do trabalho da Fundação, Richard Marcelo desejou que a maneira didática de expor o assunto tenha contribuído para que as crianças e adolescentes multipliquem as ideias de economia de água dentro de seus lares.

“É importantíssimo que elas ajudem as suas famílias a lembrarem de conservar as instalações, que às vezes derramam ou pingam água, a não utilizar água tratada para lavar o carro, somente para o próprio consumo e higiene. Hoje temos água, está chovendo, mas por três anos tivemos seca no Estado. É ilusão dizer que temos abundância neste recurso: a palavra-chave para preservar a água é o reuso”, enfatizou.

O gestor ambiental Rafael Mesquita, da Caerr, lembrou que a companhia já contemplou 14 mil pessoas nos seus projetos socioambientais destinados principalmente a crianças e adolescentes. “Há ainda as parcerias, como o projeto ‘Amigos do Rio’, com a Femarh”, disse.

ESTUDANTES – A professora de ciências do 6º ao 9º ano da Escola Dom José Nepote, Lenara Braz, trabalhou junto com os outros docentes a reflexão sobre como os alunos utilizam a água. Ela comentou que curiosidades sobre a quantidade de água potável no planeta e a porcentagem dela dentro do corpo humano, apesar de conhecidas, ainda admiram os jovens diante da necessidade do recurso para viver.

Comentando que a programação foi elaborada através de ofício para os dois órgãos públicos, Lenara Braz disse que a escola procura levar para o dia a dia dos alunos a conscientização sobre o uso da água, não somente em dias pontuais. “A água está presente em tudo, e tudo depende dela”, destacou.

Beatriz Ferreira, do 7º ano B, escolheu compor uma versão da música “Bang”, da cantora Anitta, por ser uma canção que muitos conhecem. Junto com suas duas mães, a menina se inspirou no desperdício de água provocado por um vizinho e pela frequente falta de água na sua rua. A sua colega de sala Jordana Vitória Alves a ajudou a melhorar a letra e a cantar diante da turma.

A letra da música é a seguinte: “Vem, deixa que eu te digo o que fazer/Cria a consciência em você/Para água não desperdiçar, derramar/Vem/Não sou de fazer poluição/Vamos incentivar toda a nação/Para reutilizar/Reciclar/E as águas poupar/Salvar nosso planeta/Comece agora economizando/E para a vida salvar/Vamos da água cuidar/Comece agora economizando/Eletricidade gasta água também/Tem que economizar energia também/Água/ Água/Tem muita água no planeta/Você sabe que sim/Mas se não economizar, vai chegar ao fim/Água”, cantaram.

DATA – O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de reforçar as discussões sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.