Cotidiano

Dia Mundial de Combate ao Fumo é lembrado sem programação oficial

Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista afirmam que têm trabalhado contra o tabagismo em suas ações anuais

O Dia Mundial de Combate ao Fumo é lembrado hoje como uma data importante de alerta aos males que o tabagismo causa aos fumantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de cigarros é responsável por diversas doenças, como cânceres e enfisema pulmonar. É um problema considerado de saúde pública responsável por milhares de mortes todos os anos no mundo inteiro.

Em Boa Vista, apenas uma ação isolada sobre tabagismo para esclarecimentos e orientações sobre os males causados pelo hábito de fumar ocorreu ontem, às 8h, na unidade de saúde do Pricumã, na Zona Oeste, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Fora esta atividade, não houve um cronograma específico para o tema.

No entanto, o trabalho de rotina nas unidades de saúde acontece durante todo o ano com oferta de tratamento contra o tabagismo. “O município dispõe de 12 Unidades Básicas de Saúde com equipes capacitadas para oferecer o tratamento antitabagismo. São 16 grupos que auxiliam pacientes a deixarem de fumar. No total, 279 pacientes estão em tratamento”, esclarece a Semsa, por meio de nota.    

Para participar desses grupos o usuário deve procurar uma unidade de saúde a fim de consultar um médico e assim iniciar um tratamento adequado, que pode ser realizado com o insumo e medicamentos, como adesivo de nicotina, goma de mascar à base de nicotina e o cloridrato de bupropiona, disponíveis na rede municipal de saúde.

GOVERNO – O Governo do Estado afirmou que fornece apoio necessário para que os municípios de Roraima se cadastrem e passem a ofertar os serviços do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Frisou que, em 2017, o Estado ofertará capacitações para os municípios para ampliar o Programa de Tabagismo para todos os municípios.

Número de fumantes reduz ao longo de uma década

Diante das constantes informações sobre os danos causados pelo fumo, alertas e campanhas de conscientização que são realizados constantemente, o número de fumantes no Brasil reduziu em quase uma década.  No ano passado, o Ministério da Saúde (MS) divulgou que houve uma queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos.

A redução é percebida a cada ano.

Em 2014, pesquisa Especial de Tabagismo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que do total de adultos entrevistados, 14,7% disseram que fumam atualmente. Esse índice era 18,5% em 2008. Programas de apoio às pessoas que desejam parar de fumar também são oferecidos pela rede básica de saúde pública.

O cigarro contém é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes e é responsável por diversas doenças como, de acordo com o Ministério da Saúde, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar. Além disso, diversos cânceres são registrados anualmente no Brasil em decorrência do hábito, como o de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, mama e próstata. A OMS alerta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável.