Cultura

Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado com ação especial

No dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde

Um mês, uma cor e uma questão ligada à saúde. Junho foi eleito o mês vermelho para lembrar à população a importância da doação de sangue. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. A data é tão importante que também entrou para o calendário estadual. Para sensibilizar a população sobre a importância desse ato, o Pátio Roraima Shopping, em parceria com membros da Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz, realiza nesta quarta-feira, (14), a Campanha Junho Vermelho.

O Junho Vermelho, para o Brasil, tem ainda mais relevância. Neste período do ano, o país vive as férias escolares e festas juninas, época em que a polícia registra um aumento preocupante dos acidentes em vias públicas urbanas e nas estradas. Com o título “No sangue está a vida”, os membros da Embaixada vão realizar um seminário no shopping abordando todos os fatores que culminam na importância de se tornar um doador de sangue.
Segundo uma das organizadoras, Yamile Barbosa, além de palestras educativas, a ação também certificará as pessoas que já são doadoras.

“É uma maneira de incentivar essa pessoa a continuar doando e atrair novos doadores. Então quem já é um doador, está mais que convidado a participar conosco. Lá, daremos uma espécie de certificado pela valiosa contribuição dessa pessoa. Além disso, também vamos passear pelo shopping orientando as pessoas, conversando com quem nos permitir e tudo isso para mostrar o quanto é importante a doação de sangue. Vamos ter música também para que as pessoas se sintam à vontade e acolhidas. Estamos doando vida”, enfatizou.

A campanha acontece simultaneamente em todo o país, com o objetivo de ampliar os estoques de sangue e, ao mesmo tempo, para incentivar a população a tornar a doação de sangue uma prática rotineira. Esse foi o motivo de fechar a parceria com a Embaixada, segundo afirmou a gerente de Marketing do Pátio, Aline Aguiar.

“Estamos falando de uma prática que pode salvar uma vida. É um ato que todos deveriam fazer ao menos uma vez. O Pátio aderiu à Campanha Junho Vermelho para ajudar a aumentar o estoque de sangue do Estado, que está precisando, além de desmistificarmos alguns mitos em relação a doação. Precisamos que as pessoas realmente abracem a causa e estamos firmes, fazendo a nossa parte. Doar sangue é um ato de amor ao próximo”, disse.

SEJA UM DOADOR!

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente.

Também é preciso estar atento ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro; já os homens têm que aguardar 60 dias.

Serviço
Campanha Junho Vermelho do Pátio
Data: 14 de junho – (Quarta-feira)
Local: Praça de alimentação do Pátio Roraima Shopping
Hora: das 10h às 22h
Entrada Franca