Entretenimento

Dia Nacional do Forró lembra nascimento de Luiz Gonzaga

Hoje, 13 de dezembro, comemora-se, em todo o País, o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Hoje, 13 de dezembro, comemora-se, em todo o País, o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga. O ritmo faz parte da vida de muitas pessoas, em especial da vida dos artistas Neto Andrade e Joemir Guimarães, grandes expoentes do gênero em Roraima.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é uma dança e um ritmo musical de origem nordestina especialmente popular nas cidades brasileiras, entre elas, Campina Grande, onde é realizado o Maior São João do Mundo, cidade onde nasceu em Joemir Guimarães.

O músico diz que o gênero sempre fez parte de sua vida musical, porém um dos momentos marcantes foi quando lançou seu primeiro álbum, ainda em formato de LP, ‘Baião do Desejo’, em 1989. Outro foi quando dividiu o palco com os músicos Zé Ramalho e Elba Ramalho.

“Em tantos anos dedicados à música, conquistei boas memórias, entre elas, uma conversa nos bastidores que tive com o Zé Ramalho, onde descobrimos que temos um parentesco distante”, relatou.

Para ele, além das amizades que criou durante a carreira, o forró proporcionou momentos de felicidade plena. “A música tem esse poder de unir as pessoas, numa dança, numa cantoria. Um dos pontos mais característicos da música é a poesia cantada”, ressalta.

Neto Andrade possui catorze anos de carreira musical dedicados ao forró pé de serra. Segundo ele, o forró faz parte da história e cultura de Roraima devido à migração de muitos nordestinos para o Estado, que conheceu a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações.

“Assim como eu, muitos nordestinos trouxeram sua cultura, que se misturou com a cultura local. Hoje o forró faz parte da nossa história. Temos o costume de dizer que em Roraima toda festa acaba em Forró”, relata.

Origem do nome
Não se sabe ao certo a origem da palavra Forró. Segundo alguns historiadores, o nome Forró provém da expressão inglesa For All, que significa para todos. Outra definição era que Forró servia para designar o local onde aconteciam os bailes e só mais tarde foi caracterizado como estilo musical, derivado do Baião. Fala-se também que Forró é redução de ‘forrobodó’, que, por sua vez, quer dizer: arrasta-pé, farra, troça, confusão, entre outros.

Data
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Segundo filho de Ana Batista de Jesus e oitavo de Januário José dos Santos, foi um dos principais representantes da música popular brasileira devido às suas obras, que valorizavam os ritmos nordestinos, levando o baião, o xote e o xaxado para todo o País. Em 2005 a data de seu nascimento foi tornada Dia Nacional do Forró.