Cultura

Dia da África é celebrado em Boa Vista

Encontro é organizado pela comunidade africana da UFRR

Para comemorar o Dia da África, celebrado em 25 de maio, o Pátio Roraima Shopping, em parceria com a coordenação de Cultura e a comunidade africana da Universidade Federal de Roraima (UFRR), realiza dois dias de programações alusivas e especiais.

A “Homenagem ao Dia da África” acontece nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), sempre inciando a partir das 19h, na praça de alimentação do shopping. O evento é gratuito.

Renaud Oswald é um dos organizadores e membro da comunidade africana da UFRR. Segundo ele, eventos para comemorar essa data acontecem há mais de cinco anos em Boa Vista.

“Nossa incentivadora foi a professora Julia Faria Camargo. Esse tipo de Encontro é importante para não termos um desligamento completo da nossa cultura e nossa realidade. Isso nos lembra as nossas origens e os nossos hábitos antes da nossa chegada aqui em Roraima”, disse.

Outro objetivo da celebração é difundir a cultura e as raízes africanas para as pessoas, além de desmistificar os conceitos africanos, mostrar os valores da África, fazendo com que os roraimenses conheçam um pouco sobre a cultura do Continente.

A programação contempla oficinas de turbante, dança e teatro, desfile tradi-moderno, além de apresentações da banda Paricarana e do coral da UFRR Madrigal.

Dia da África – Comemora-se todo 25 de maio. A data foi instituída pela Organização da Unidade Africana em 1963. O grupo tinha como objetivos libertar o continente do colonialismo e acabar com o apartheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos.

Com informações da Assessoria