Entretenimento

Dia da Cultura Japonesa terá nova edição

O evento é aberto ao público no Pátio Roraima e vai oferecer oficinas de Japonês, origami, Mangá, além de workshop de culinária japonesa e Taikô

O Brasil e o Japão são países distantes, mas muito amigos. Em Roraima, a imigração japonesa completa 62 anos em 2017 e hoje conta com mais de 120 famílias de japoneses e descendentes. O Pátio Roraima reconhece a importância dessa história para o Estado e vai sediar pela segunda vez o Dia da Cultura Japonesa, organizado pelo Consulado Geral do Japão de Manaus em parceria com a nossa Associação Nipo-brasileira de Roraima (ANIR). A programação acontece no dia 18 de fevereiro, das 10h às 22h, na Praça de Eventos do shopping, com oficinas de origami, embrulho e Mangá, minicurso de Japonês, culinária japonesa, além de workshop de Taikê, instrumento musical de percussão.

O primeiro evento que o Pátio Roraima sediou aconteceu em 2015 e contou com a presença de milhares de pessoas. “Foi um verdadeiro sucesso e um evento muito bonito, principalmente por ter sido a Comemoração dos 60 anos da imigração em Roraima. Anualmente, o consulado nos apoia com essas programações culturais e o Pátio sempre foi parceiro nas atividades da ANIR, apoiou e incentivou a Cultura Japonesa”, disse a presidente da associação, Elizabeth Mitie Fukuda, destacando que a programação contará ainda com a presença do Cônsul Geral do Japão de Manaus e sua esposa.

O evento nipônico contempla três oficinas: culinária japonesa, origami arte da dobradura, embrulho, que serão ministradas pelos membros do consulado.  Os cursos de Japonês e desenho de Mangá serão ministrados pelos professores do Instituto Roraimense de Cultura Japonesa. Além disso, o evento contará com a presença de alguns integrantes do grupo “Fugakazan” de Manaus, que serão responsáveis pelo workshop de Taikô (tambor japonês).

Um dos objetivos é agradar não só o público japonês, mas todos os presentes de modo geral, como ressaltou a gerente de Marketing do Pátio Roraima, Aline Aguiar. “Vamos celebrar uma cultura muito rica e que faz parte da rotina do brasileiro há muitos anos, inclusive do nosso shopping, já que temos restaurantes desse segmento na nossa praça de alimentação. O Pátio é parceiro de eventos que possam trazer arte, cultura e valores para dentro do shopping. Os clientes e a sociedade no geral são os principais beneficiados”, destacou.

Confira a programação completa do Dia da Cultura Japonesa:

Oficina de embrulho – 10h às 11h

Minicurso idioma Japonês – 14h às 15h e 15h às 16h (Duas Turmas)

Oficina de Mangá – 15h às 16h e 18h às 19h (Duas turmas)

Workshop de Culinária Japonesa – 16h às 17h e 17h às 18h (Duas turmas)

Oficina de Origami – 18h às 19h e 19h às 20h (Duas turmas)

Workshop de Taikô (instrumento japonês de percussão) – 20h às 21h

Publicidade