Cotidiano

Dia da Música será celebrado com shows gratuitos

Atrações: Facção Caipira (RJ), Johnny Manero, Haadj e Budrock

No sábado (24), 51 cidades de 22 estados brasileiros vão celebrar o “Dia da Música”, com mais de 440 shows espalhados em quase 100 diferentes palcos, e Boa Vista não vai ficar de fora dessa comemoração.

Na capital, o Festival será realizado pelo Pátio Roraima Shopping e Coletivo Canoa Cultural e tem como atrações as bandas Facção Caipira (RJ), Johnny Manero, Haadj e Budrock. A programação é gratuita e vai iniciar a partir das 19h, no estacionamento do shopping.

Essa é a terceira edição nacional do “Dia da Música”. A proposta é inspirada na “Fête de la Musique”, que acontece na França há mais de três décadas, e hoje está presente em mais de 700 cidades em todo o mundo. Boa Vista entrou no circuito por meio de uma inscrição online, amplamente divulgada nas redes sociais. Além da capital roraimense, foram escolhidas mais duas cidades da região Norte: Manaus e Belém. Juntas, as três capitais terão 16 shows gratuitos.

Manoel Vilas Boas está à frente do Coletivo Canoa Cultural e é um dos responsáveis pela realização do festival e pela inserção de Boa Vista no circuito. Para ele, a estreia mostra que a capital roraimense está ganhando representatividade nacional. “Recentemente, realizamos um dos maiores festivais de artes integradas do estado [Festival Tomarrock] e isso nos dá a confiança de que o ‘Dia da Música’ será um sucesso. Hoje, temos um público que consome bons eventos e boa música”, sustentou.

Ainda segundo Vilas Boas, uma das novidades do festival é a disponibilização de espaço para bandas que estão iniciando no cenário musical local, como é o caso da Budrock. No entanto, sem esquecer os grupos que já estão há anos na estrada, como a Haadj e Johnny Manero.

“São bandas atuantes e que estão constantemente produzindo material. As pessoas podem esperar shows altamente profissionais, animados, no estacionamento do shopping. Realizar qualquer tipo de manifestação artística aqui [Boa Vista] sempre foi difícil por conta da falta de apoio e incentivo, mas essa realidade está mudando. A parceria com o Pátio é de extrema importância para o evento, pois traz consigo a chancela do shopping, que sempre buscou apoiar e incentivar a arte local, somando diferentes tipos de públicos”, enfatizou.

Para a gerente de Marketing do Pátio, Aline Aguiar, ter o shopping como um dos palcos aprovados pela curadoria do festival mostra que o bom conceito do pátio. “Estamos trabalhando em um conceito de entretenimento, lazer, saúde e fomento cultural. Antes, a diversão consumida em shoppings estava restrita a cinemas e espaço de jogos eletrônicos. Hoje, o leque de opções é bem maior. Estamos acompanhando o crescimento de Boa Vista e proporcionar esse tipo de evento gratuito à população é uma das formas que encontramos para agradecer o reconhecimento que temos recebido, por termos nos tornado uma das principais áreas de entretenimento da cidade. Nossos clientes merecem”, disse.

DIA DA MÚSICA – O Dia da Música é um festival em rede que acontece em dezenas de palcos de todo o país. Na última edição, em 2016, o festival promoveu 343 shows em 90 palcos, que receberam mais de 30 mil pessoas em 37 cidades brasileiras. A terceira edição do Dia da Música acontecerá no dia 24 de junho de 2017.

Os palcos apoiados são selecionados pelo Conselho Curador e podem ser de qualquer região do Brasil.Para participar, é preciso que palcos e artistas cadastrem-se e fechem shows pelo site do Dia da Música, que conta com o patrocínio máster da Vivo.

Conheça as bandas que vão se apresentar no #DiadaMúsica no Pátio Roraima Shopping

Facção caipira: A banda de Niterói, Rio de Janeiro, mistura a tradição do blues sulista americano ao rock rural brasileiro. A Facção Caipira é um registro da química entre o vocal rasgado e a guitarra de Jan Santoro, a inventiva gaita de Daniel Leon e a precisa e acelerada cozinha do baterista Renan Carriço e do baixista Vinícius Câmara.

A banda já passou pelos palcos do programa Superstar, da Rede Globo, disputando com bandas de todo o Brasil. Em abril de 2017 participou da segunda temporada do programa Estação Roquenrou do Canal Brasil, com a apresentação de Dé Palmeira, ao lado de grandes artistas como Ney Matogrosso, Frejat, The Baggios, O Terno, Dônica e muito mais.

JhonnyManero: A banda roqueira foi formada em janeiro de 2010. Amor, bebidas, festas, mulheres e situações do cotidiano são alguns dos temas que permeiam as composições próprias. Em Roraima, a banda é um dos principais nomes do cenário rock atuante, se destacando por promover seus próprios shows grátis.

O grupo já dividiu palco com grandes bandas do cenário nacional, tais como: Frejat, Pitty, Raimundos, Matanza, Detonautas, CPM22, Los Porongas, Os Playmobils, Infâmia, Cachorro Grande, Mr. Jungle, Jamrock, Capital Inicial, Madame Saatan, Orquestra GuitarristicaCamarones, Black DrawingChalks entre outras.

Haadj: A banda foi formada no início do ano de 2010 pelos músicos Gleison Albuquerque e Deivyson Moura, tendo como ideia original buscar um estilo próprio e letras que possam caracterizar personalidade, sem deixar de lado suas influências musicais, tais como: Guns n` Roses, Bon Jovi, Cazuza, entre outras.

Budrock: A banda Budrock nasceu de uma brincadeira entre sete amigos, em 2015, com uma coisa em comum: a paixão pelo rock n’ roll. Eles se juntaram para tocar em um aniversário e, desde então, não pararam mais. O repertório da banda gira em torno do rock internacional, principalmente de bandas alternativas. As influências musicais vão desde Beattles e Pink Floyd a Aerosmith e Audioslave. A banda já se apresentou em algumas casas de Boa Vista e um dos objetivos para 2017, além de se apresentar no #DiadaMúsica, é integrar a line-up do Encontro de Motos de Alta Cilindrada.

Serviço

Dia da Música

Data: Sábado, 24 de junho

Local: Estacionamento do Pátio Roraima Shopping

Hora: 19h

Entrada Franca