Cotidiano

Dia do Agente de Trânsito faz profissionais refletirem sobre importância do trabalho

Responsável por reforçar a segurança do trânsito e fiscalizar condutores de veículos, o profissional ainda sofre com indiferença de parte da população

Neste sábado, dia 23, é comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito. Sancionada em julho de 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff, a data que reforça a importância desse profissional para a segurança diária para quem trafega em ruas, avenidas, e rodovias de todo o país.

Em Boa Vista, segundo dados da Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito), mais de 90 agentes de trânsito realizam trabalhos diuturnamente em todos os quatro cantos da cidade, um trabalho que exige atenção e muita disciplina.

“Hoje a capital conta com 93 agentes de trânsito e é indiscutível a relevância dos serviços prestados por eles para o melhoramento do movimento de veículos da nossa cidade. É um profissional que está diariamente nas ruas, oferecendo condições para que o cidadão se desloque com segurança, garantindo assim qualidade de vida a todos aqueles que transitam pelas vias públicas”, destacou a diretora da superintendência, Ednalva Freitas.

Conforme ela, além de ser o responsável pela organização do movimento de veículos na cidade, o agente de trânsito é também a pessoa encarregada de fiscalizar a condução de veículos por parte da população, coibindo qualquer tipo de excesso que esteja em desacordo com as normas gerais de trânsito em vigor no país.

“Além de estar em todos os lugares, seja em solenidades públicas ou privadas, ou nas ações educativas, o agente também é responsável por combater os atos que vão contra o nosso CTB [Código de Trânsito Brasileiro]. Hoje, nós temos um índice muito elevado de infrações, mesmo com as mudanças que têm sido feitas para melhorar a mobilidade da cidade. Por esse motivo, é importante que as pessoas estejam sensíveis para o respeito às normas de trânsito, não só para a segurança delas, mas também em honra dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes”, destacou.

Atuando na profissão há 12 anos, o agente Francisco Glautter, 49 anos, relata que não teve influência de ninguém quando optou em ser agente de trânsito, ressaltando ainda que sua função é bem vista principalmente entre as crianças.

“Antes de optar pela profissão, eu trabalhava na área de saúde. Nunca me passou pela cabeça querer ser agente de trânsito, até o município realizar concurso. Decidi participar do certame e acabei sendo aprovado. Hoje, ao estar de serviço, as crianças passam por mim e elogiam o meu trabalho. Algumas até dizem que quando crescerem, vão se tornar agentes de trânsito como eu”, comentou.

O agente lembra ainda que durante esse período já presenciou algumas situações inusitadas e outras até arriscadas, mas que apesar de tudo isso, se sente honrado por poder servir à população.

“Uma vez, eu e alguns colegas agentes tivemos que dar suporte a uma moça gestante que havia entrado em trabalho de parto. Tivemos que deslocá-la até a maternidade e o médico até nos relatou que se tivéssemos demorado mais alguns minutos, ela poderia ter dado à luz durante o trajeto. Outra situação foi quando fomos atender uma situação de ordem pública em um evento próximo ao Ibama [Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais]. Um rapaz havia sido esfaqueado e nós realizamos o atendimento inicial. Como a ambulância estava demorando a chegar e o hospital era perto, tomamos a iniciativa de levá-lo na viatura. Esse é o prazer de se estar nessa profissão. De realmente poder ajudar as pessoas, tirando aquele mito de que o agente de trânsito só aplica multas”, recordou.

Interior receberá mais Agentes de Trânsito

Já no âmbito Estadual, segundo os dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), o Estado dispõe de 46 agentes de trânsito, sendo que 38 prestam serviços na Capital e outros oito no Interior.

Segundo chefe de Fiscalização de Trânsito do órgão, Vilmar Florêncio, esse quantitativo deve subir para 66, já que outros agentes estão em processo de capacitação, para em breve reforçar o quadro de fiscalização da entidade.

“A previsão é que eles já comecem a trabalhar no final de outubro, atuando em várias frentes, desde a preservação da vida dos condutores de veículos e pedestres que transitam nas vias dos municípios do estado, além de todo aquele serviço de controle e ordenamento e fiscalização do trânsito”, ressaltou.

Questionado sobre a data de hoje, o chefe de fiscalização analisa que apesar da grande relevância dos serviços prestados, o exercício da profissão agente de trânsito ainda sofre com a indiferença por boa parte da população.

“Data como essa faz reforçar o quanto somos importantes para a segurança da sociedade, pois diariamente estamos na linha de frente, lutando para coibir as infrações cometidas no trânsito. Quando nós estamos nas ruas, intensificando as ações, muitas pessoas são contra, algumas delas até divulgam os pontos onde estamos atuando, o que acaba deixando impunes os maus condutores, mas quando há aumento no índice de acidentes, quando há ocorrências graves ou um veículo é roubado, aí eles recorrem aos serviços do agente de trânsito. Então, não é um trabalho em vão ou que é feito apenas para prejudicar. Muito pelo contrário, é um serviço importantíssimo para ordem pública da sociedade”, destacou.

 SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Programação se estende até a próxima sexta-feira

A programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito será realizada até o final da próxima semana, com atividades lúdicas, palestras e blitz educativa tanto na capital, quanto no interior.

O Detran dará prosseguimento às atividades neste sábado, dia 23, com ação educativa no shopping do bairro Caçari, zona leste da cidade, a partir das 14 horas. Na segunda-feira, dia 25, o Departamento estará promovendo blitz educativa no cruzamento das ruas S4 com N5, no bairro Pintolândia, zona oeste, a partir das 8h30. Haverá ainda palestra no Colégio Colmeia, localizado no Centro da cidade.

Também receberão palestra os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Francisco Cássio. A modalidade é ofertada para pessoas com idade até 45 anos. Na terça-feira, dia 26, será realizada apresentação teatral no Instituto Educacional Querubins, no bairro Asa Branca.

Na quarta-feira, dia 27, o Detran promoverá a apresentação do Coral e Teatro do programa Cidadão do Futuro, na Escola Objetivo, no bairro São Francisco, zona norte. Na quinta-feira, dia 28, as ações educacionais serão levadas para os moradores do município de Alto Alegre, na região centro-oeste do estado.

E fechando as ações, na sexta-feira, dia 29, o Detran estará presente na programação da Caravana do Povo, que vai ocorrer na Escola Estadual São Bento, na zona oeste de Boa Vista.

A Superintendência Municipal de Trânsito de Boa Vista também segue com programação até o início da próxima semana. Neste sábado, dia 23, a Superintendência promove uma confraternização alusiva ao Dia do Agente de Trânsito e na segunda-feira, dia 25, o encerramento da programação será com a realização de um curso de capacitação para agentes. (M.L)