Polícia

Dicap e Força Tática prendem foragidos do sistema prisional

Dois foragidos foram presos em ações distintas, executadas pela Força Tática, da Polícia Militar (PM), e pela Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc). As ocorrências aconteceram na tarde de ontem, dia 15. O primeiro a ser capturado foi Renato Ferreira Silva, vulgo “Renatinho”, de 25 anos, na rua Sólon Rodrigues Pessoa, bairro Pintolândia, zona oeste. O segundo a ser capturado foi Joás Lima, de 23 anos, que foi preso no bairro São Bento, também zona oeste de Boa Vista.

De acordo com as informações da Dicap, Renatinho foi abordado em via pública e não reagiu. Desde o dia 4 de janeiro deste ano, ele deixou de cumprir as decisões judiciais, como se recolher à sua residência às 20h, todos os dias, e uma vez por mês ir até a Casa do Albergado para assinar um documento. Ele foi preso pela Força Tática e forneceu o nome errado para enganar a guarnição, mas foi desmascarado.

“A Força Tática fez uma abordagem de rotina e, em seguida, uma consulta junto à Dicap. O Renatinho deu o nome errado, porém, ao consultar o banco fotográfico, foi reconhecido de imediato pela equipe de Plantão da Dicap, que fica 24 horas no auxílio aos órgãos policiais”, informou o chefe da Dicap, Roney Cruz.

Conforme a Dicap, o indivíduo é um velho conhecido da Polícia. “Tem várias passagens pela Divisão de Captura e tinha somente que se recolher à sua residência até as 20h e uma vez por mês comparecer à Casa do Albergado para assinar, mas não fez o procedimento este mês. Já foi comunicado que ele estava na condição de evadido”, ressaltou Cruz.

Devido sua condição de foragido, a Dicap solicitou que o indivíduo cumpra medida disciplinar durante 10 dias na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista. Ao fim da disciplina, ele retorna ao cumprimento da pena em regime aberto, mas deverá seguir a ordem de se recolher a partir das 20h e uma vez por mês assinar sua ficha pessoal no Albergue.

FORAGIDO DA PAMC – Já Joás Lima fugiu da Pamc após pular a muralha no dia 2 de junho do ano passado. A captura se deu enquanto as investigações sobre seu paradeiro estavam sendo realizadas.

“Ele vinha sendo investigado pela equipe da Dicap. Num primeiro momento estava na Guiana, o que dificultou o trabalho de recaptura, mas recentemente recebemos informações de que ele teria voltado e aí começamos a trabalhar novamente nas buscas. Com endereço em mãos, sabendo que ele estava na casa de familiares, fizemos monitoramento e conseguimos êxito na prisão dele”, finalizou o chefe da Dicap.

Joás é condenado pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e outros delitos. Foi recolhido novamente à Pamc para dar continuidade ao cumprimento da pena. (J.B)