Esporte

Diego Borges garante Free Pass para o Abu Dhabi World Pro, em Dubai

Diego foi o único atleta de Roraima a conseguir a vaga para disputar a competição em Dubai, entre os mais de 20 atletas do Estado que disputaram a seletiva em Manaus-AM

Atleta da Academia Zenith North, Diego Borges (faixa preta Adulto até 85 quilos) garantiu o Free Pass para representar Roraima no Abu Dhabi World Pro, tradicional torneio de jiu-jítsu que é realizado anualmente nos Emirados Árabes e reúne os melhores lutadores de jiu-jítsu do mundo. Este ano a competição acontece no mês de abril.

Diego foi o único atleta de Roraima a conseguir a vaga para disputar a competição em Dubai, entre os mais de 20 atletas do Estado que disputaram o Brazil National Pro de Jiu-Jítsu, competição realizada no final de semana na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus-AM, e reuniu cerca de dois mil atletas de todo o país.

Por telefone, de Manaus, Diego afirmou que fez quatro lutas com fortes oponentes de São Paulo e do Rio de Janeiro, considerados grandes polos do jiu-jítsu do Brasil. Na final derrotou um carioca por 2 a 0. “Foram lutas difíceis que tive que me esforçar muito e estar atento para aplicar os golpes certos na hora certa para vencer”, disse.

Com a vitória, Diego garantiu a vaga para disputar o Abu Dhabi World Pro com direito a passagens, hospedagem em Dubai e outros benefícios.

O atleta permanece em Manaus e viaja para São Paulo-SP, onde vai trabalhar técnicas com os professores Rodrigo Cavaca e Robert Drysdale, da Zenith Norte, por cerca de 20 dias.

“Só volto para Boa Vista no começo de março e continuo os treinamentos com os professores Pedrão Freitas, Pablo Rivero e Juninho do CTJJ”, disse.

A conquista do primeiro lugar na seletiva de Manaus garantiu Diego Borges entre os 55 atletas que vão compor a seleção brasileira da categoria Adulta que vai ao World Pro em Dubai. Eles ganharão quimonos com a bandeira do Brasil, e serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo o respeitado técnico Zé Mario Sperry, e mais dois fisioterapeutas, dois nutricionistas, um médico e um auxiliar técnico.

A seleção Adulto do National, sendo 35 homens e 20 mulheres, também serão contemplados com o Free Pass para a disputa do Abu Dhabi World Pro, em abril, que proporciona ao competidor entrada e inscrição no mundial.

CONQUISTAS – Além de Diego Borges, outros atletas de quatro academias de Boa Vista e uma do Município de Bonfim mostraram a força e a garra de Roraima na seletiva em Manaus.

Da equipe Gracie Humaitá-RR, do professor Diego Lopes, teve dois campeões: Pedro Brasil (faixa cinza até 62 kg, de 11 anos) e Leandro Junior (faixa branca até 62 kg Adulto).

Teve ainda o vice-campeão Daniel Vitor (faixa cinza até 42 kg de 9 anos) e mais Luís Fernando (faixa azul Adulto até 70 kg) e Bruno Gomes (faixa marrom Adulto) que ficaram em terceiro lugar.

Da academia Zenith North, Andressa Graziela foi campeã pela faixa branca Juvenil até 62kg; Fernando Halyson foi campeão na faixa amarela Categoria 10/11 anos até 34kg e André Matos foi campeão da Categoria Máster faixa branca até 110kg. A atleta Fabiana Pereira ficou em terceiro lugar na categoria Adulto faixa preta até 70kg; Jackson Souza foi segundo colocado na faixa azul Categoria 62kg;

Pela Academia Roraima Top Team, do professor Bruno Romão, o atleta João Victor Romão (faixa laranja, 11 anos) foi campeão na Categoria 12/13 anos até 56k. Enzo Botinellifoi campeão na faixa amarela até 11 anos lutando na Categoria 12/13 anos até 55 kg; Marcelo Matos ficou em terceiro na Adulto faixa roxa até 70kg e ficou com o título de campeão da categoria Absoluto na faixa roxa até 77kg  e Tharlem Costa ficou em terceiro na categoria Adulto faixa roxa até 86kg e em segundo lugar no Absoluto faixa Roxa até 110kg.

Pela Academia Jandeson Canela de Jiu-jítsu, do município de Bonfim, a atleta Alexandra Rana, faixa amarela Juvenil, ficou com o título e Cristofer Bruno foi campeão na faixa branca, categoria Juvenil. Já Julieno Velasco, faixa azul Adulto, ficou em segundo lugar.