Cotidiano

Difteria mata criança venezuelana no hospital infantil

A causa da morte foi miocardite dilatada, resultante de complicações da difteria

A Prefeitura de Boa Vista confirmou a morte da criança venezuelana internada com suspeita de difteria, na madrugada desta terça-feira, 18. A causa da morte foi miocardite dilatada, resultante de complicações da difteria. 

O menino, de 10 anos, foi internado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), localizado no bairro 13 de setembro, zona sul de Boa Vista, na sexta-feira, 14, com diagnóstico de difteria, doença altamente infectocontagiosa causada por bactéria que se aloja nas amídalas, faringe, laringe e nariz. A criança ficou em uma área de isolamento da unidade de saúde por conta do grande risco de transmissão.

A Prefeitura informou que a equipe do Hospital da Criança Santo Antônio deu todo o suporte para o tratamento da criança, e todos os protocolos internacionais de Vigilância foram seguidos. Tanto o diagnóstico clínico quanto a administração do soro antidiftérico para neutralizar a ação da doença, enviado pelo Instituto Butantã, foram realizados em tempo hábil. Porém, a difteria é uma doença altamente letal, uma vez instalada. 

 A família da criança já está iniciando o procedimento para translado do corpo, que será levado à Venezuela. 

Embora o último caso de difteria em Roraima tenha sido registrado no ano 2000, proveniente do município de Mucajaí, a Prefeitura faz um alerta a todos os cidadãos boavistenses para que mantenham os cartões de vacina de suas famílias em dia, devido ao risco de contaminação no país vizinho. A vacina contra a difteria e outras que fazem parte do calendário vacinal essencial estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.