Cotidiano

Diocese de Roraima dá início à Quaresma e lança Campanha da Fraternidade

Missa realizada pela Igreja Católica na Quarta-Feira de Cinzas dá início aos 40 dias de preparação para a Páscoa

A tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas, realizada na Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico, deu início ao período da Quaresma. A Diocese de Roraima também anunciou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos”.

A Campanha da Fraternidade e o período da Quaresma se estendem até o dia 1º de abril, quando será celebrada a Páscoa. Conforme o padre Paulo Mota, pároco da Catedral Cristo Redentor, o período da Quaresma marca os 40 dias de reflexões, jejum e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos, uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações.

“A quaresma na bíblia tem significado importante, que são os 40 anos que o povo viveu no deserto, em Noé choveu 40 dias e 40 noites e Jesus passou 40 dias sofrendo tentações no deserto. A palavra é o tempo propício para mudança de vida ou mentalidade, a chamada conversão. É nesse sentido que celebramos a quaresma”, explicou.

Para a Igreja Católica, três costumes são considerados importantes durante a Quaresma: a oração, o jejum e a esmola, no sentido de se levar uma vida de solidariedade. “Teremos momento de penitência voltado para reflexão interior humana e dentro disso teremos a Semana Santa com o início pelo domingo de Ramos em que celebramos o Tríduo Pascal. Depois vem a Sexta-Feira Santa com a Via Sacra, Paixão de Cristo e o sábado, que é a celebração da ressurreição”, contou.

A tradicional missa que marca o período de conversão e mudança de vida também foi realizada em outras comunidades católicas da Capital e do interior. O padre fez um convite à população. “Gostaria de deixar um convite para as pessoas participarem com bastante afinco da Quaresma para que realmente o tempo possa produzir o fruto necessário para a vida de cada um”, disse.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 – A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil, começando na quarta-feira de cinzas e se estende durante o ano todo. “O evento tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve a todos, buscando assim uma solução para resolver esses determinados problemas”, destacou o padre.

Conforme Paulo Mota, o tema deste ano foi escolhido tendo em vista o alto índice de violência no País, mas se encaixou na realidade enfrentada pela migração Venezuela em Roraima. “Nas celebrações serão trabalhadas as reflexões do combate à violência. Hoje cabe também para a questão migratória, até porque iremos trabalhar a questão da xenofobia que a igreja se coloca contrária e é algo que realmente cabe para isso”, frisou. (L.G.C)