Política

Diplomação de todos os eleitos em outubro será feita hoje pelo TRE-RR

Depois do pleito, a diplomação dos 183 vereadores e prefeitos eleitos é o evento mais importante do pleito

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TER-RR) realiza hoje a cerimônia de diplomação dos 183 políticos eleitos em Roraima nas eleições municipais deste ano. O evento está marcado para começar às 08h, no auditório da Faculdade Cathedral, localizado no bairro Caçari, zona Leste. A diplomação é o evento mais importante da Justiça Eleitoral após o dia do pleito.

O processo começa logo após a totalização dos votos, quando é feito o levantamento dos eleitos que tiveram seus registros de candidatura deferidos e suas contas aprovadas. No diploma deverão constar o número de votos nominais, número de votos válidos e nome do partido e/ou coligação.

Dentre os 183 diplomados estão a prefeita reeleita da Capital, Teresa Surita (PMDB), além dos prefeitos de todos os municípios do interior, vereadores e mais os suplentes. Pela programação, às 8h começa a diplomação dos 13 candidatos eleitos pela 2ª Zona Eleitoral, que engloba o Município de Caracaraí. Às 8h45 haverá diplomação dos 24 candidatos eleitos pela 6ª Zona Eleitoral (Mucajaí e Iracema).

Às 10h será a vez dos 44 candidatos eleitos pela 3ª Zona Eleitoral (Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia). Às 14h acontece a diplomação dos 33 candidatos eleitos pela 4ª Zona Eleitoral (São Luiz, São João e Caroebe). Às 15h30 será a vez da diplomação dos 13 candidatos da 8ª Zona Eleitoral (Rorainópolis). Às 16h30, os 33 candidatos da 7ª Zona Eleitoral (Pacaraima, Amajari e Uiramutã) serão diplomados.

A noite é a vez da diplomação dos 23 candidatos eleitos pelas 1ª e 5ª Zonas Eleitorais, que englobam Boa Vista, com discurso da prefeita Teresa Surita, do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aluízio Ferreira, e do presidente do TRE, desembargador Mauro Campello.

“Hoje é o grande dia das eleições 2016. Marca o término das mesmas e garante aos eleitos o documento necessário para suas posses no início do ano que vem. O TRE, nas duas últimas gestões, deu um novo sentido a esse ato: uma verdadeira festa da cidadania”, disse o desembargador Mauro Campello em entrevista à Folha.

A diplomação é considerada pela Justiça como a última etapa do período eleitoral, que começa nas convenções partidárias, passando pelo registro de candidaturas e culminando no dia da votação. Segundo o TRE, trata-se de um ato formal e que cabe à Justiça Eleitoral. Esta, por sua vez, torna apto para a posse os eleitos para os cargos aos quais se candidataram, conforme o artigo 2015 do Código Eleitoral.

APRESENTAÇÕES E HOMENAGENS – Além da diplomação dos candidatos eleitos, haverá programação cultural, com o Instituto Boa Vista de Música, homenagem aos parceiros do TRE e homenagem aos servidores do Tribunal. A programação também terá entrega de medalhas do Mérito Eleitoral “Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira”.

Na diplomação de Boa Vista, a apresentação cultural ficará por conta do JM Jazz e terá Hino Nacional entoado pela cantora Kárisse Blós, além da apresentação cultural do Coral Art Canto.