Geral

Disputas do futsal continuam neste final de semana com a 16ª edição do Campeonato Roraimense sub-12

As emoções da Taça Roraima de Futsal sub-17 nem bem terminaram e a Federação Roraimense de Futsal, já inicia mais uma disputa entre os novos talentos das quadras: o Campeonato Roraimense sub-12, que promete revelar jovens craques que serão os futuros protagonistas com a bola pesada nos pés.

Seis equipes disputam o título, que atualmente pertence ao Tiradentes: além do próprio campeão, Barcelona, Caxiense, Constelação, Independente e Vivaz. Diferente de outras competições, realizadas em apenas um ginásio, o Campeonato Roraimense de Futsal sub-12 terá seis diferentes locais de disputa: as escolas Ulysses Guimarães, Antônio Ferreira de Souza, Escola Caranã, Wanda David Aguiar, Maria dos Prazeres Mota e Centreventos Osmar de Matos.

Serão quatro jogos a cada rodada, começando neste sábado (7), a partir das 9 horas: na Escola Ulysses Guimarães, jogam Independente e Barcelona. A partida seguinte, marcada para as 10 horas, será entre Vivaz e Tiradentes. No domingo, também às 9 horas, o Constelação encara o Caxiense. E às 10 horas, o Barcelona faz sua estreia diante do Vivaz, na Escola Antônio Ferreira de Souza.

EM 2017, FINAL TEVE VIRADA EMOCIONANTE – Depois de perder a primeira partida da decisão e ver o Constelação abrir quatro pontos de vantagem na final (3 da vitória + 1 de bonificação por ter feito a melhor campanha da primeira fase), só restava ao Tiradentes vencer ou vencer. Empate ou vitória do time das estrelas na segunda partida significaria adeus à taça.

E numa reação mais que surpreendente, o Tiradentes venceu a segunda partida por 4 a 1, deixando a disputa um pouco mais equilibrada, com o Constelação somando os mesmos 4 pontos, enquanto os inconfidentes chegaram a 3.

Mesmo assim, na terceira e decisiva partida, o empate ainda era do time das estrelas. Sem dar chance ao azar, o Tiradentes fez um jogão daqueles e no fim, derrotou o Constelação com autoridade, por 6 a 2, levantando a taça no Ginásio Hélio Campos.

Os gols saíram dos pés de Kayo, que em noite inspirada, marcou 4 gols e de Hessen (1) e Davi (1).

SUB-12 EM NÚMEROS – De acordo com Departamento Técnico da FRFS, a edição 2017 da competição teve ao todo, 34 jogos e 263 gols marcados. Uma excelente média de 7,73 gols marcados a cada jogo.
Os artilheiros da competição foram Kayo, do Tiradentes e Wenalldy, do Barcelona, que também foi eleito revelação do campeonato. Ambos marcaram 24 gols. Rafael, goleiro do Tiradentes foi eleito o melhor da posição e a equipe teve ainda, o ataque mais positivo do campeonato, com 70 gols marcados (média de 5,83 gols por jogo). O ataque menos eficiente foi o do Caxiense (11 gols, média de 1,57 por partida).

A defesa menos vazada foi a do Constelação, com 24 gols sofridos (média de 2,18 gols por jogo). O time que mais sofreu gols foi o Valência (42 – média de 6 por jogo).