Cotidiano

Divulgado gabarito preliminar da prova de seleção para estagiários de Direito

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) divulgou nesse domingo, 18, às 17h, o gabarito preliminar das provas do 13º Processo de Seleção para estágio em Direito. As informações estão disponíveis no site da DPE (www.defensoria.rr.def.br). O exame foi aplicado das 9h às 13h, na Faculdade Cathedral, conforme previsto no edital de abertura, sem grandes problemas. 

De acordo com o subdefensor público-geral, Stélio Dener, coordenador do certame, cerca de 90% dos inscritos realizaram o exame. “Tivemos apenas 10% de faltosos, o que demonstra o grande interesse dos acadêmicos em ingressarem na Defensoria Pública como estagiários. Sobretudo, colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na academia”, avaliou o defensor.

Para o acadêmico do 7º semestre em Direito, Cléber Maduro, um dos primeiros a deixar o local da prova, o exame foi muito tranquilo. “Eu espero ter uma boa classificação. Espero ter ido bem o suficiente, pois tenho muito interesse em estagiar na Defensoria Pública. Algum dia, quero trabalhar lá, depois de formado. E, seria importante até para eu decidir de fato sobre uma futura atuação nessa área”, disse.

Composta por 47 questões, sendo 45 objetivas e duas discursivas, a prova abordou sobre Direito Civil, Penal, Processual Penal, Processual Civil, Direito Constitucional, Administrativo e Humanos, bem como questões da Legislação Especial e sobre a Lei Complementar nº 164/210 da DPE.

Para outra acadêmica do 9º semestre de Direito, Hosana Raquel Corrêa, a prova estava muito boa. “A Defensoria Pública é um dos órgãos do Judiciário que possui mais possibilidades do estudante ter o contato com a prática, porque praticamos de fato, além do contato direto com a parte que está ingressando com a ação. Há uma facilidade maior de aprendizagem”, pontuou.

Dener falou ainda sobre os candidatos que tenham interesse de interpor recurso contra o gabarito preliminar da prova. “O candidato terá até dois dias úteis para interpor recurso, conforme as datas que está no cronograma do seletivo”, finalizou.

Eventuais recursos deverão ser dirigidos à Coordenação-Geral do Estágio Forense da Defensoria Pública do Estado de Roraima, a fim de se verificarem as condições de admissibilidade do inconformismo do candidato, das 8h às 12 horas, em formulário próprio (Anexo V do edital), cujo protocolo será no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, localizado no 1º Andar do Prédio Sede da Defensoria Pública do Estado de Roraima, sito na Av. Sebastião Diniz, n.º 1165, Centro, Boa Vista.