Cotidiano

Doadoras fazem amamentação coletiva na Casa da Gestante

Um ato de amamentação coletiva das doadoras de leite será parte das comemorações hoje, 18, pelo aniversário de dois anos da Casa da Gestante Kelly Cristiny Braga Wanderley Gama. O evento começa às 15h. Antes, às 9h da manhã, acontece um encontro de confraternização das mães internas. 

O local acolhe as mulheres que precisam permanecer por mais tempo no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e lá contam com um acolhimento diferenciado. O espaço foi criado para proporcionar apoio para as mães e já beneficiou 535 mulheres que não precisavam ficar internadas na maternidade e que necessitavam de acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, psicólogo e um artesão, que está de prontidão para receber as mães.

Segundo a coordenadora da Casa da Gestante, Lúcia Pereira, são desenvolvidas oficinas de gastronomia, maquiagem e artesanato. Além disso, sempre que necessário, as mães se reúnem e, com mediação de uma psicóloga, podem falar de suas angústias e trocar experiências. “Nos preocupamos com a saúde física e psicológica das pacientes. Essas atividades distraem as mentes preocupadas e possibilitam o aprendizado de coisas novas, que futuramente podem se tornar até uma fonte de renda”, acrescentou a coordenadora.

O ambiente faz com que as mães não se sintam sozinhas, conta Silvane Oliveira, que está com o bebê há mais de um mês internado. “Trocar experiências com as outras mulheres nos ajuda a passar por esse momento difícil”, explicou.

Mãe de uma bebê prematura, Márcia Cabral contou que se sentia desamparada logo após o parto. Isso mudou quando ela teve a oportunidade de ir para a Casa da Gestante e pôde acompanhar mais de perto a evolução da saúde da bebê. “Aqui eu tenho apoio, pois a Casa me permite estar mais próxima da minha filha. Eu preciso amamentá-la de três em três horas, e não tenho como ficar me deslocando para cá”, disse ela.