Cultura

Documentário conta a história da capoeira em Roraima

A proposta é divulgar as rodas de capoeira, realizadas há cinco anos em frente à Igreja Matriz

O Centro de Capoeira da Universidade Federal de Roraima exibirá nesta sexta-feira, às 20h30, em frente à Igreja Matriz, um documentário sobre as rodas de capoeira em Roraima.

O evento é gratuito e visa difundir os 10 grupos e associações que atuam em prol dessa expressão artística, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

O coordenador do Centro, professor Márcio Akira, explica que a ideia do vídeo surgiu para divulgar as rodas de capoeira, realizadas há cinco anos em frente à Igreja Matriz.

“Nós queríamos mostrar o trabalho feito pelos grupos e associações de capoeira em Boa Vista. Quando surgiu a ideia de montar a equipe, por coincidência, duas alunas de audiovisual da Universidade de los Andes, na Venezuela, nos procuraram para fazer um estágio e eu propus a elas a realização desse curta de cinco minutos sobre a roda de capoeira”, disse.

Além das estudantes do país vizinho, o Centro de Capoeira contou ainda com o apoio de alunos e professores da UFRR, que ajudaram na concepção e na produção do documentário.

No dia da exibição, o público também poderá participar da roda de capoeira.

Informações sobre o evento podem ser obtidas na página do facebook, Centro de Capoeira da UFRR, pelo e-mail má[email protected] ou pelo telefone 98121-2719.

Centro de Capoeira: é um Programa de Extensão criado em 2009, que tem a função de promover a capoeira e a cultura popular brasileira. Realiza aulas gratuitas toda terça, às 19h30, no Espaço Cultura e Arte União Operária, localizado na avenida Nossa Senhora da Consolata, 881, Centro .

Documentário: “Roda da Igreja Matriz”
Direção, edição e roteiro: Yareidy Rivas e a Celeste Guadarrama
Concepção e produção: Marcio Akira, Júlia Camargo, Adilson Felismino, Jaciara Carvalho e Hanako Endo.
Assistentes de produção: Verônica Gomes, Gregory Britz e Marcos Braz.