Saúde e Bem-estar

Doença causa irritabilidade e diminuição do desejo sexual

A deficiência de testosterona está associada com sintomas que incluem diminuição do desejo sexual e fadiga

Diminuição do desejo sexual, problemas de ereção, fadiga, osteoporose, humor deprimido, massa muscular reduzida e aumento da gordura abdominal podem estar associadas à deficiência de testosterona.

A partir dos 30 anos de idade do homem, ocorre uma lenta e gradual diminuição dos níveis de testosterona, essa diminuição também associada a um número grande de questões referentes à saúde dos homens, tais como: diabetes, obesidade, síndrome metabólica e fraturas ósseas. 

De acordo com o endocrinologista, César Penna, estudos têm demonstrado a redução da longevidade em homens com baixos níveis de testosterona. “Estes baixos níveis hormonais podem impactar negativamente na capacidade das ereções penianas levando à disfunção erétil (“impotência sexual”). Como os homens envelhecem, é normal que diminuam os níveis hormonais gradualmente, ao longo de sua vida, mas nem sempre causando problemas de saúde”, explicou. 

Segundo o médico, o tratamento do hipogonadismo tem sido utilizado para melhorar os sinais e sintomas causados pela deficiência desse hormônio. “Aterapia de reposição com testosterona só é indicada em homens com sinais ou sintomas, bem como baixos níveis de testosterona no teste sérico (exame de sangue). E isso traz ótimos resultados clínicos”, ressaltou.

O médico explica que, a reposição hormonal masculina com testosterona pode ser considerada relativamente nova e, por isso, ainda é muito discutida dentro da comunidade científica e junto aos pacientes. “Em primeiro lugar, pelo receio de efeitos colaterais provocados pelo uso irresponsável e abusivo da testosterona, como no caso dos esteroides anabolizantes, utilizados em algumas academias de ginástica, que podem causar infertilidade, impotência, atrofia testicular, aumento da incidência de infarto, entre outros problemas. Em segundo lugar, pela corrente que ainda acredita que, elevando-se os níveis de testosterona, aumentaria o índice de câncer de próstata”, explicou.

Tratamento

A reposição de testosterona em homens tem por objetivo normalizar os níveis hormonais. Hoje já é possível repor testosterona, inclusive, em homens que foram tratados do câncer de próstata e que apresentam um quadro clínico de hipogonadismo (dificuldades de ereção, baixa energia e baixo apetite sexual associados a níveis hormonais baixos).

“Muitos estudos surgiram para quebrar mitos e preconceitos a respeito de uma terapia de reposição com testosterona que ajuda melhorar a qualidade de vida de muitos homens, que um dia sofreram e viveram as grandes mazelas do tratamento do câncer de próstata e hoje são sobreviventes e podem usufruir da oportunidade de melhorar sua relação de intimidade sexual com sua parceira”, relatou o médico.