Cotidiano

Doentes do Amajari são transportados para BV na traseira de caminhonetes

Com ambulância quebrada, população está desassistida e os pacientes são submetidos a um transporte inapropriado

Pacientes do Município de Amajari, na região norte de Roraima, que necessitam de transferência para unidades de saúde da Capital estão sendo transportados na parte detrás de uma caminhonete pertencente a um órgão federal e que foi cedida à Prefeitura daquele município.

A situação ocorre porque a localidade está sem nenhuma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo os moradores do município, que possui cerca de 11,2 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, a única ambulância que estava funcionando apresentou problemas por falta de revisão.

“O Município de Amajari está sem nenhuma ambulância. Não tem veículo nem do Samu e nem da Prefeitura para atender qualquer ocorrência que seja para a cidade. Nesse fim de semana, estavam usando os carros de uma secretaria para fazer a remoção dos pacientes aqui”, denunciou o vereador Adriano Novinho.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde teria garantido que a ambulância retornaria nesta segunda-feira, 10, o que não ocorreu. Ele afirmou que a ambulância foi removida para uma oficina em Boa Vista. “Falei com o secretário e ele me garantiu que isso seria resolvido, mas estamos sem ambulância. Tivemos casos graves e a cada dia nossa situação fica mais crítica”, denunciou.

PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Amajari informou que as duas ambulâncias que atendem a demanda do município, a do Samu e do Centro de Saúde Jair da Silva Mota estão em manutenção preventiva e corretiva. E como estão muito sucateadas e por falta de manutenção constantes nesses veículos em outras gestões passadas e que está causando todo esse problema na questão do transporte dos pacientes.

“Ainda vale destacar, que a unidade de saúde é mista, de responsabilidade do Governo do Estado e da prefeitura e que foram solicitadas outras ambulâncias. Nesta terça-feira dia, 11, a viatura do Samu retornará para a vila Brasil para atender a população”, informou.

O Secretário de Saúde do município Helenilson Soares já protocolou o pedido de aquisão de uma nova ambulância. E com relação a denúncia do vereador Adriano Novinho, não procede o transporte de pacientes na traseira de caminhonetes. Conforme o município, a ambulância da unidade de saúde Jair da Silva Mota ainda não ficou pronta por conta das peças que não tem a pronta entrega em Boa Vista. “Estamos aguardando chegar de fora, de outro estado”, explicou.
(L.G.C)