Cotidiano

Donos de cães ficaram sem imunizar seus animais porque faltou vacina

A falta de vacina antirrábica causou aglomeração de donos de cães nos postos de imunização montados pela Prefeitura de Boa Vista neste fim de semana. Dezenas de moradores dos bairros Caranã, Cauamé e Cidade Satélite, na zona Oeste, deixaram de vacinar seus animais. Conforme a Prefeitura, até o final da tarde de sábado havia sido contabilizado 13.381 animais vacinados, sendo 1.902 gatos e 11.479 cães. Esse número está abaixo da meta de 24 mil divulgada para a segunda etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica.

Segundo relatos de Marco Antônio, 57, morador do bairro Caranã, durante o período da tarde as unidades de vacinação instaladas nas escolas Jesus Nazareno, no bairro Caranã, e Maria Nilce Macedo Brandão, no bairro Cauamé, na zona Norte, encerraram as atividades pela manhã. Ele disse que os agentes responsáveis pela vacinação não retornaram com novas doses até as 17h, como previsto.

Antônio disse que os proprietários de cães e gatos foram orientados que procurassem outros pontos próximos de seus bairros. “Quando cheguei ao posto de vacinação na escola do bairro Caranã, a fila estava enorme e havia muitas brigas entre cães. Retornei às 14 horas e pediram para ir em outra unidade”, destacou.

Para Kátia Pantoja, moradora do bairro Cidade Satélite, centenas de animais entre cães e gatos deixaram de ser imunizados devido à falta de informações necessárias pelo município. “A Prefeitura deveria comunicar sobre os limites e as quantidades das vacinas para população. Tenho dois cães e não foram imunizados”, ressaltou.

PREFEITURA– Sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, devido à grande adesão da população, as vacinas acabaram em alguns locais com alta concentração de animais. “Para tanto, serão promovidas, nos próximos dias, campanhas extras de vacinação, com proposta para que nenhum animal deixe de ser imunizado”, frisou por meio de nota.

CAMPANHA – A campanha municipal de vacinação contra raiva em cães de gatos foi realizada pela Prefeitura de Boa Vista no sábado, 18. Foram disponibilizados 38 pontos de vacinação para atender moradores da cidade. Devido à falta de doses, será promovida outra etapa da campanha “nos próximos dias”.

A vacinação antirrábica é gratuita e garante a manutenção do controle da doença entre os animais. A raiva é transmissível, a partir de mordidas, arranhões, lambeduras de animais infectados. Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser imunizados, exceto doentes.

Em 2016, Boa Vista ficou em alerta com um caso de raiva humana na cidade causada por um felino. Este foi o primeiro caso confirmado em Roraima desde 1976. O adolescente de 14 anos faleceu. O caso aumentou a procura das pessoas pela vacinação de seus animais domésticos na Unidade de Zoonoses e durante as campanhas. (M.A)

Publicidade