Esporte

Duas atletas de Roraima estão entre as melhores no ranking da CBDA

Kalyne Greco e Ana Clara Barros, ambas da categoria Pré-Mirim (até 08 anos), aparecem entre as melhores atletas do Brasil no ranking da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

As atletas da APABV/6º BEC, Kalyne Eshlei Silva Greco e Ana Clara Lima Vieira Maia Barros, ambas da categoria Pré-Mirim (até 08 anos), aparecem entre as melhores atletas do Brasil no ranking da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A informação é da presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Gilda Hupsel. 

Kalyne Greco aparece em primeiro lugar no ranking na prova de 50m Borboleta, 3ª colocada nas provas de 50m Livre e nos 100m Livre e ainda na 4ª colocação dos 50m Costas.

Já Ana Clara Barros aparece em 7º lugar do ranking nos 50m Livre, 7ª nos 50m Costas, 8º nos 100m Livre e 10ª nos 50m Borboleta.

Os treinadores responsáveis pelas atletas, Yórran Greco e Wendell Lima, afirmaram que isso é resultado da equipe que vem investindo na categoria de iniciação a natação em Roraima.

“Trabalhamos em equipe, começando na piscina rasa com crianças a partir de 03 anos, e daí aparecendo os futuros atletas, quando estão aptos para a piscina funda, após aprenderem os quatro nados, vão para os treinamentos de Mirim e Petiz”, disse Yórran.

Ele informou que Kalyne Greco começou na piscina rasa, passou por todo o processo de aprendizagem, participou do Campeonato Caça Talentos e em maio de 2015 passou a participar dos eventos oficiais da Fedar. “E sempre subindo no lugar mais alto do pódio”, disse.  

Ana Clara é companheira de treino da Kalyne e vem seguindo as braçadas da amiga, completando um ano em outubro de 2016 na equipe da APABV, passou pelo mesmo processo de aprendizagem, e já está mostrando seus resultados.

“Em maio do ano passado ela participou do Caça Talentos e pegou três medalhas de ouro, a partir desta data foi federada e começou a subir no pódio, sempre conquistando medalhas”, disse.

Wendell Lima e Yórran Greco, que é irmão de Kalyne, disseram que ficaram surpresos com a colocação das atletas no ranking da CBDA, mas que o trabalho feito é sempre em busca de resultados.

“A preocupação da equipe é manter esses pequenos atletas nas piscinas, pois temos muitos atletas mirins petiz no Brasil, mas quando chegam à categoria Infantil 2 começam a desistir, mas o futuro da natação roraimense está sendo garantido com as categorias de base da APABV”, disse.