Política

Duas candidatas disputam presidência municipal do PT em eleição no domingo

Este é o primeiro passo para a eleição do presidente estadual do partido, que deverá ocorrer em maio

Petistas de todo o Estado vão às urnas no próximo domingo, 9, para o processo de escolha da nova direção da legenda nos municípios, que busca se reerguer após uma série de denúncias e do impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Este é o primeiro passo para a eleição do presidente estadual do partido, atualmente nas mãos do ex-deputado estadual Titonho Beserra.

De acordo com a assessoria do PT, em 13 municípios roraimenses haverá o chamado PED (Processo de Eleições Diretas) e a expectativa do partido é que grande parte dos filiados em todo o Estado participem do processo eleitoral interno da sigla. Nos 12 municípios do interior, a eleição será disputada por chapa única.

Apenas em Boa Vista duas candidatas disputam a presidência do diretório do PT. Segundo a assessoria petista, as duas chapas inscritas são presididas por mulheres, Rosa Barroso, que preside a chapa “Unidade e fortalecimento”, e Lucia Glória, da chapa “Muda PT”. Ambas as candidatas defendem uma renovação do PT, que perdeu representação nas eleições do ano passado e vem enfrentando crise de confiabilidade em todo o País.

A disputa será realizada no próximo domingo, dia 9, durante o Processo de Eleições Diretas do partido. A votação na Capital será na sede do partido, das 9 às 17 horas, na Avenida Benjamim Constant, no bairro São Vicente.

Essas eleições internas definem, em um posterior processo eleitoral, a direção estadual do partido e seu presidente. Os mais votados apresentam um número maior de delegados para o congresso estadual, marcado para o início de maio, quando serão definidos presidentes e diretores estaduais.“Vai ter votação, vai ter debate, vai ter plenárias. No domingo vamos eleger também a chapa dos delegados estaduais. Estamos ansiosos pela participação dos integrantes do partido”, explicou Marlison Ângelo, assessor da sigla.

Mesmo em alguns locais em que não haverá eleições para direção municipal, poderá ocorrer a votação para a escolha de delegados estaduais que elegerão a direção estadual e o novo presidente. O atual presidente Titonho Beserra defende uma aproximação maior com a militância do partido.

“É um momento de profunda reflexão, avaliação e retomada da estratégia de reconstrução do partido nos próximos anos. Defendemos o retorno de uma relação forte com a base e militância, bem como o protagonismo dos movimentos sociais e da militância nas decisões e na luta contra retrocessos e contra alianças com governos que pactuam com o desmonte dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, neste cenário temerário para o país pós-impeachment da presidenta”, disse.

PT EM RORAIMA – O Estado tem 1.500 filiados petistas, sendo que quase 800 são de Boa Vista. O PT em Roraima tem hoje em seus quadros, o deputado estadual Evangelista Siqueira e a senadora Ângela Portela. Tem também um vice-prefeito eleito em Pacaraima e dois vereadores eleitos, um em Caroebe e outro no Bonfim.