Polícia

Duas mulheres são presas ao tentar entrar com drogas na PAMC

As visitas na penitenciária foram retomadas nesse final de semana após ficarem suspensas em razão da operação 'Cumpra-se a Lei'

Duas mulheres foram presas ao tentar entrar com drogas e dinheiro na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) na manhã deste sábado, 12. Elas foram flagradas no momento em que passavam pelo procedimento de revista segundo agentes que não quiseram ter a identidade revelada. As substâncias encontradas r ainda passarão por perícia, mas informações preliminares adiantam que se trata de cocaína e maconha.

Segundo os agentes, a segurança dos presídios no Estado estaria vulnerável e as pessoas estão cada vez mais ousadas e com isso as tentativas de inserir ilícitos nas unidades prisionais podem aumentar.

As visitas na penitenciária foram retomadas nesse final de semana após ficarem suspensas em razão da operação ‘Cumpra-se a Lei’ dos agentes penitenciários do estado.

Cumpra-se a lei – O A ação da categoria foi decidida em assembleia realizada pelo sindicato que a representa. O objetivo é reivindicar condições de trabalho. Sem tempo determinado para término, os servidores só irão trabalhar se tiverem suporte adequado para realização das atividades diante dos parâmetros descritos na lei.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Roraima (Sindape), a condição para trabalho coloca a vida dos servidores em risco. “Não temos viatura, não temos armas, não temos colete, não temos efetivo, não temos combustível para condução de detentos. Somos pais de família. queremos condições dignas que assegurem nossas vidas na realização das atividades. Queremos trabalhar, estaremos presentes nos presídios, mas literalmente de braços cruzados até que nos ofereçam o material que precisamos”, afirmou.
 
OUTRO LADO –

Sobre as visitantes que tentaram entrar na Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo) com material aparentando ser entorpecente, o Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário), da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), informa que elas foram encaminhadas ao Distrito Policial, a fim de que sejam tomadas pela Polícia Judiciária as providências cabíveis neste caso.

Em relação ao posicionamento dos agentes penitenciários sobre o sistema prisional, a Sejuc ressalta que a Polícia Militar está com efetivo reforçado para garantir segurança nas unidades prisionais do Estado e a Força Nacional continua atuando com suas guarnições no entorno dos presídios, a fim de assegurar a proteção do complexo prisional e também da sociedade.