Esporte

Duplas de RR disputam o Brasileiro de Vôlei de Praia em Maceió-AL

Competição iniciou ontem e vai até o domingo, dia 12, na arena montada na praia de Pajuçara e reunirá mais de 50 duplas dos 27 estados do país, entre elas, duas duplas de Roraima

A cidade de Maceió, capital de Alagoas, foi palco da abertura da temporada 2017 do Circuito Banco do Brasil Sub-21 de Vôlei de Praia, masculino e feminino, evento que iniciou ontem e vai até o domingo, dia 12, na arena montada na praia de Pajuçara, onde reunirá mais de 50 duplas representando todos os 27 estados do país, entre elas, duas duplas de Roraima, formada pelos atletas Wanderson Guilherme Xavier Lima e Matheus Henrique Barbosa Santos e a dupla feminina, composta pelas atletas karoline Sousa e Luciana Cristina.

No caso das duplas de Roraima, foram indicadas pela Federação Roraimense de Voleibol (FRV), embarcaram na quinta-feira e se juntaram ao treinador Francisco Jadson da Silva Lima, que já estava em Maceió para participar de um treinamento que aconteceu de 2 a 8 deste mês. A Folha manteve contato com o treinador para saber como estavam as duplas no primeiro dia de jogos. Ele informou que estava ocupado e que retornaria depois, o que não aconteceu até o fechamento da reportagem.

Pela tabela divulgada ontem, aconteceram os jogos classificatórios, neste sábado ocorrem as disputas de oitavas, quartas de final e semifinais. No domingo acontecem as partidas da medalha de bronze e disputa pelo ouro. Os oito melhores estados em Maceió garantem vaga direta na fase de grupos para a segunda etapa da temporada, que será em Bauru, interior de São Paulo. Outras quatro vagas serão definidas com a disputa de um qualificatório, aberto aos demais estados.

O torneio tem a participação de um campeão mundial Sub-19. O paraibano Renato Andrew atuará ao lado de seu irmão gêmeo em busca de pontos para o estado. O Circuito Sub-21 é uma tradicional escola da modalidade e já teve nomes de peso como campeões, casos dos atletas olímpicos Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho, Vitor Felipe, Lili e Carol Horta.

De acordo com o regulamento divulgado pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o Circuito Sub-21 será composto por quatro etapas ao longo de 2017. Nesta primeira parada, 27 duplas no torneio masculino e outras 24 no torneio feminino brigam pela medalha de ouro. Serão seis grupos de quatro duplas, e um de três duplas, no masculino. No feminino, seis chaves de quatro times compõem a primeira fase.

Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.