Polícia

Durante debate sobre aviação, Latam diz que vai retomar voos para Manaus

Empresa Gol Linhas Aéreas afirma que também existe a possibilidade da empresa retomar voos no Estado

A Comissão Especial Externa da Câmara dos Deputados, que acompanha e fiscaliza o cancelamento dos voos nas cidades da Região Norte, realizou um seminário em Boa Vista, nesta sexta-feira, 10, para debater o problema da aviação civil em Roraima. Na ocasião, a Latam Linhas Aéreas (ex-TAM) anunciou a retomada de voos semanais no trecho Boa Vista/Manaus, em setembro deste ano.

Participaram do seminário representantes das empresas aéreas e agências de viagens, a coordenação do Procon Boa Vista, além da população em geral e outros órgãos. O chefe da Casa Civil e representante da governadora Suely Campos (PP), Oleno Matos (PDT), afirmou que o governo tem buscado soluções junto às companhias aéreas.

“Estamos trabalhando e negociando a retomada dos voos de uma maneira que possa atender à população do nosso Estado. O debate está gerando efeitos e não tenho dúvidas que nos próximos dias teremos outras boas notícias quanto à concretização de novas rotas, inclusive voos internacionais”, destacou.

O presidente da Comissão Externa, deputado federal Hiran Gonçalves (PP), disse que os seminários são essenciais para buscar soluções às cidades do Norte. “É importante discutirmos, com as autoridades responsáveis e companhias aéreas, as peculiaridades de cada região. Dessa forma, resolver os problemas da aviação civil nas localidades. Pois sabemos que os preços exorbitantes prejudicam toda a sociedade”, relatou.

SOLUÇÃO – O gerente de projetos e assuntos regulatórios da empresa Latam, Sandro Gomes, disse que, no segundo semestre deste ano, Roraima terá o retorno de duas frequências semanais de voos. “O maior anseio dos roraimenses é com relação ao retorno das linhas para Manaus. Por isso, a Latam já entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil requisitando o retorno de voos para o trecho Boa Vista/Manaus, que deve acontecer a partir de setembro”, frisou.

Segundo ele, a crise econômica tem feito com que as companhias aéreas diminuam voos em todo o País. “O contexto econômico no Brasil nos obrigou a fazer a redução da nossa malha aérea, fato que atinge todos os estados brasileiros”, complementou Gomes.

Conforme o diretor de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas, Claudio Neves Borges, também existe a possibilidade da empresa retomar voos em Roraima. “A nossa companhia também foi obrigada a realizar uma reestruturação na malha aérea. Em 2015, constatamos que 70% dos passageiros embarcavam de Boa Vista para Brasília, por isso nós trocamos o destino Manaus para a Capital Federal. No entanto, já que o mercado é dinâmico, não descartamos o retorno da rota no trecho Boa Vista/Manaus”, frisou.

PROCON – A coordenadora executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, discorreu sobre os prejuízos aos consumidores. “Os roraimenses já são penalizados em diversos setores por conta da distância dos grandes centros e o cancelamento dos voos só aumenta a dificuldade de locomoção, comércio, serviços e outros fatores”.

Para ela, a retomada de voos anunciada pela Latam é uma grande conquista para o Estado. “Continuaremos acompanhando o processo, para termos certeza de que esta promessa seja cumprida pela empresa”, destacou. (B.B)