Cotidiano

EMBRAPA - Dia de Campo terá Mandiocultura como tema em Roraima

O evento será realizado nesta sexta-feira, 18, no município de Mucajaí

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Roraima (Embrapa RR) promove nesta sexta-feira, 18, o Dia de Campo “Lançamento de Cultivares e Plantio Mecanizado da Mandioca”.

A ação tem como objetivo principal apresentar as novas variedades de mandioca de mesa (Saracura, BRS Japonesa e BRS Moura) e de indústria (BRS Caipira e BRS Tapioqueira) indicadas para o cultivo no Estado, tendo como público alvo produtores, técnicos e estudantes.

O evento ocorrerá a partir das 08 horas, no Campo Experimental Serra da Prata, localizado na Vicinal da Pratinha, no município de Mucajaí, região Centro-Oeste do Estado.

Segundo a Embrapa, além de palestras sobre as novas variedades, o Dia de Campo abordará o manejo de doenças para a cultura e o zoneamento agrícola de risco climático da mandioca (ZARC), com visita aos experimentos de campo e demonstração do plantio mecanizado. Haverá ainda apresentação do ‘Programa de Mandiocultura do Estado de Roraima’ pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

 

MANDIOCULTURA EM RORAIMA

A mandioca é bastante difundida em Roraima por ser uma cultura rústica, adaptada a várias condições climáticas. É também bastante cultivada pela agricultura familiar e pode ser encontrada tanto nas variedades brava (utilizada para a fabricação de farinha e fécula) e mansa (para consumo de mesa ou animal).

Em Roraima, a cultura abrange uma área de 8.570 há, com produção em torno de 129.850 toneladas de raízes, sendo a produtividade média de 15.152 kg ha-1, segundo dados do IBGE 2015. Essa cultura tem um papel importante na alimentação humana e animal, além de ser usada como matéria-prima para inúmeros produtos industriais, como a farinha.

 

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Está disponível online o Sistema de Produção para Cultivo da Mandioca em Roraima, uma publicação da Embrapa com informações técnicas importantes para a exploração do cultivo no Estado.

O trabalho aborda diversos aspectos da cultura, tais como as fases de estabelecimento, controle de pragas e doenças, manejo da colheita e da pós-colheita e uso da mandioca na alimentação animal.

Com informações da Embrapa Roraima.