A ARTE DE ESCULPIR FRUTAS
Edinel Pereira expõe trabalho inspirado em suas vivências
Gostei (1) Não gostei (0)
Arte sem rótulos e definições de Edinel Pereira
Por Folha Web
Em 22/06/2015 às 00:25
O artista cria esculturas de frutas e cria novos ambientes ( Foto Arquivo pessoal)

Além de artes plásticas, Edinel Pereira é paisagista e decorador. Ele produz enfeites florais para casamentos, festas de aniversário, eventos empresariais, entre outros, por meio de sua agência de decoração.

O artista cria esculturas de frutas e novos ambientes. “Queremos mostrar um diferencial utilizando a flora amazônica, trabalhamos valorizando as frutas regionais. Buritis, jambos, açaí acabam virando um lindo buquê” ressaltou.

Edinel tem 48 anos, e desde criança aborda a arte sem amarras e definições. Em sua infância, construía seus próprios brinquedos e reconstruía peças que originalmente seriam jogadas no lixo. Suas obras dão continuidade a essa brincadeira de criança, e em sua galeria diversas peças de artes feitas de material reciclado são encontradas. Talvez por isso, Edinel tenha demorado a se intitular como artista, principalmente por não ter começado suas obras em telas.

“Eu não tinha contato com telas, desenhava com carvão e pedras, entalhava madeira e criava com areia”, relembra.

Nascido em Mucajaí, Edinel teve uma infância pobre, filho de agricultores, precisou criar seus brinquedos. “Nessa época quando encontrava algo pelo chão, se transformava em algo”, comenta. Entre seu acervo artístico, materiais como discos de vinil, areia, telhas, tijolos e papelão se transformam em peças que contam um pouco sobre a história e a beleza da cultura amazônica, uma das suas maiores inspirações.

A flora, os buritizais e a natureza do lavrado que abundam nos campos nativos também são fonte de inspiração, além da cultura afro-brasileira e as tradições indígenas. Há também referências às pinturas rupestres abundantes.

Segundo ele, Roraima é um estado com muitas misturas culturais o que proporciona vários desafios para o artista. “Na arte, gosto de abordar novos temas, faço trabalho por encomendas, não sigo um estilo. Algumas pessoas chegam a pensar que as minhas exposições são feitas por vários artistas, pois em casa obra crio de uma forma diferente”, conta.

Ele é o único representante roraimense na Academia Brasileira de Artes Florais e sua Agência fica localizada na Rua Paraná, 32, no Bairro dos Estados. Informações podem ser obtidas pelo número 99159-2501. (RC)

isadora disse: Em 15/04/2018 às 18:28:50

"Tentando fazer um trabalho de artes, resolvi falar sobre a história do Edinel, mas não encontrei em nenhum site a história dele. Até que eu encontrei essa matéria, mas não dá para colocar essas informações no trabalho, o que é uma pena porque é uma bela história e muito bem escrita. Só queria compartilhar minha indignação e minha tristeza por ter que falar sobre outro artista. "