Entretenimento

Edital abre inscrições para professores de Artes

O edital está publicado na página www.ufrr.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março

O projeto Polo Arte na Escola foi criado com um objetivo: proporcionar a integração entre educadores da Educação Básica e estudantes de Roraima no ensino de Artes. Com o projeto é possível discutir perspectivas e avanços no ensino e na pesquisa do fazer artístico em sala de aula.

Para fazer parte do programa, é preciso se inscrever por meio de um edital que oferece 45 vagas de alunos do Polo Arte/UFRR-2015, sendo 30 vagas destinadas a professores das redes municipal e estadual de ensino, que trabalhem com o ensino de Artes, e 15 vagas destinadas àqueles que estão interessados em ingressar na docência em Artes.

De acordo com a coordenadora do Polo, a professora Pétira Maria, são desenvolvidas atividades teóricas e práticas de formação continuada sobre metodologias de ensino para professores de arte da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ela explica que a iniciativa é gratuita e tem o objetivo de incentivar a formação acadêmica, fortalecer a docência na área de artes e acompanhar os projetos artísticos. Quem tiver interesse em fazer a capacitação, deve estar disponível à noite e não ter participado de mais de duas vezes dos projetos do Polo Arte. Caso o candidato já seja professor, terá de comprovar a atuação no ensino.

“O Polo Arte na Escola em Roraima tem o intuito de subsidiar e apoiar atividades do professor de Arte em vários programas, como: videoteca Arte na Escola, com acervo especializado em Artes Visuais e Prêmio Arte na Escola Cidadã, para reconhecimento de projetos educativos de qualidade no ensino da Arte”, explicou.

Segundo ela, são criados grupos de estudo e pesquisa; projetos; publicações; participação em encontro regionais e nacional sempre envolvendo atividades ligadas ao teatro, música, artes plásticas e outros métodos de ensino ligados ao fazer artísticos.

“O objetivo é estimular novos artistas, o contato com a cultura desde sala de aula, e fazer com que as aulas sejam uma novidade estimulante para os estudantes”, explicou.

O Polo tem sede no bloco IV da Universidade Federal de Roraima, e atualmente fazem parte da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima.

Inscrições

O edital está publicado na página da UFRR (www.ufrr.br). As inscrições vão até o dia 14 de março e podem ser feitas na sala 408, bloco IV, campus Paricarana, das 13h às 16h, por meio da entrega dos documentos listados no Edital.

Após o cadastro, os candidatos serão convocados para uma entrevista, que acontecerá de 29 a 30 de março. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3621-3188.