Cotidiano

Edital do concurso da Codesaima deve ser lançado na segunda quinzena de julho

Universidade Estadual de Roraima já foi contratada para a realização das provas do certame

Após o prazo para a manutenção dos servidores comissionados do Matadouro Frigorífico de Roraima (Mafirr) encerrar, a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) informou que a previsão para o lançamento do edital do concurso público é para a segunda quinzena de julho.

Segundo a Companhia, a realização de  concurso público é resultado de uma decisão judicial  de 2013, e que está em fase de execução, em que  a justiça determinou a demissão de servidores não efetivos do Mafirr. A Codesaima informou que uma comissão foi criada com finalidade de fazer levantamento da necessidade de contratação e, ao longo dos trabalhos, foram feitos estudos sobre a quantidade de cargos e readequações necessárias.

Após esse diagnóstico feito pela comissão, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), instituição de ensino habilitada para a realização de concurso, foi contratada por meio de processo administrativo, para a realização das provas do certame.

O CASO – Em fevereiro deste ano, os 40 servidores comissionados do Mafirr que haviam sido demitidos após decisão da Justiça do Trabalho foram recontratados. O retorno foi possível após audiência envolvendo a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), o Sindicato dos Urbanitários, a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

A Justiça deu o prazo de 60 dias, a contar da data de recontratação dos comissionados, para que a Codesaima lançasse o edital de convocação do concurso público. À época a companhia havia informado que o prazo para a realização do certame seria de 120 dias, a contar de fevereiro (que já esgotou), e um total de 180 dias para a convocação dos aprovados. (L.G.C)