Cotidiano

Edital será lançado na próxima semana e terá provas regionalizadas

Das 400 vagas ofertadas, 15% serão destinadas ao sexo feminino, totalizando 60 mulheres

O comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Edison Prola, anunciou para a próxima semana o lançamento do edital do concurso público ofertando 400 vagas para o cargo de soldado PM 2ª classe, do quadro de praças e combatentes, após reconhecer a inexigibilidade de licitação do concurso, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 16 de abril, tendo como instituição responsável a Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Prola disse que o edital está sendo finalizado, restando alguns ajustes pela comissão composta pela PM, Uerr, Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) e demais instituições parceiras, para na próxima semana, em uma solenidade com a presença da governadora Suely Campos (PP), realizar o lançamento do edital.

“Estamos acompanhando e revisando todos os itens que constam no edital em parceria com a Uerr, que é a responsável pelo certame. Diante da expectativa da população e da necessidade da instituição em prover o ingresso de novos militares, estamos dando celeridade a estas fases que antecedem o lançamento do edital na próxima semana, para que todos os prazos previstos no cronograma sejam rigorosamente cumpridos, incluindo todas as fases, desde a inscrição, aplicação das provas e chamada dos aprovados para as demais etapas que serão estabelecidas no edital”, detalhou.

O comandante-geral esclareceu que das 400 vagas, 15% serão destinadas ao sexo feminino totalizando 60 mulheres. A novidade é que as provas passam a ser regionalizadas, nos mesmos moldes de 2012, com o aumento de uma região, que é a de São Luiz, que vai abranger todas as localidades ao longo da BR-210.
“Essa forma de regionalizar o concurso faz com que o candidato se inscreva naquela região e assim a disputa passa a ter este diferencial, igualando o candidato a condições de competitividade. Depois de empossado, o concursado tem o compromisso de ficar cinco anos nesta localidade. Com isso, conseguimos manter nosso efetivo atuante no interior e muitos nem querem sair e acabam se estabelecendo nestas localidades”, explicou.

FASES – O concurso será dividido em cinco fases. A primeira é a fase intelectual, a segunda é composta dos exames médicos, a terceira fase integra os exames físicos, a quarta os exames psicotécnicos e a quinta é composta da investigação social, única de responsabilidade da PM. Nesta última fase, teremos alguns procedimentos de investigação para identificar se o aprovado reúne todos os requisitos para o ingresso na corporação”, revelou.

Cursinhos já oferecem turmas
preparatórias há um ano

Segundo o professor José Maria Rodrigues Neto, do Meta Cursos e Concursos, já existem turmas em andamento para o preparatório do concurso da Polícia Militar há cerca de um ano e, com o anúncio do edital previsto para a próxima semana, a expectativa é que a demanda aumente consideravelmente.

“Este é um dos concursos que está sendo bastante aguardado pelo público jovem, que almeja esta carreira militar. Estamos com turma nos três turnos e a demanda deve ter um aumento expressivo nos próximos dias, com o início de novas turmas, que devem ir até próximo da aplicação das provas, conforme previsão das fases que estarão descritas no edital. A maioria de nossas turmas é composta de um público jovem, que está confiante no ingresso do serviço público através da aprovação em um dos concursos que estão em fase de execução, a exemplo da Assembleia Legislativa de Roraima, que encerra seu processo de inscrição nesta semana”, comentou. (R.G)

Publicidade