Política

Elba Amarante é a única candidata para procuradora-geral de Justiça

A eleição para procurador-geral de justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR) tem apenas uma candidata, a atual procuradora-geral de Justiça, Elba Amarante, que deve ser eleita por aclamação. Com o fim do prazo de inscrição, nenhum outro procurador de justiça se manifestou como interessado em concorrer ao cargo. Elba se manifestou como candidata a continuar dirigindo o MPRR e pode ser confirmada no posto.

A eleição acontece no dia 13 de fevereiro e será a décima terceira eleição realizada para o cargo de procurador-geral de justiça em Roraima. Com o método de eleição através da intranet, todos podem exercer o direito ao voto. A votação que é secreta ocorrerá das 8h às 12h, por meio de um link disponibilizado no site da instituição e de acesso exclusivo aos promotores e procuradores de justiça, através de senha pessoal. Cada promotor e procurador de justiça do MPRR poderá votar ou não na única candidata inscrita, a atual procuradora. Nessa eleição, todos os membros votam, mesmo aqueles que estiverem fora do Estado, de férias. Por conta da votação online, a apuração será na mesma hora.

A votação será presidida pelo procurador de justiça e presidente da comissão eleitoral, Alessandro Tramujas Assad, e os promotores Ademar Loiola Mota e Hevandro Cerutti, responsável por secretariar os trabalhos.

Se o nome da atual procuradora for referendado, ele será encaminhado pela Administração Superior ao Governo do Estado no prazo de dois dias após o final do pleito.

A governadora Suely Campos (PP), tem prazo de 15 dias para efetivar a nomeação do novo Procurador-Geral de Justiça. A posse ocorrerá em sessão solene do Colégio de Procuradores do MPRR para mandato de dois anos. Atualmente, o MPRR é composto por 45 membros, sendo 10 procuradores e 35 promotores.

PERFIL – A procuradora-geral de justiça Elba Christine Amarante de Moraes é natural de Cuiabá (MT), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestre em Economia pela Universidade Federal de Roraima. Ela ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Roraima em 1997, por intermédio do segundo concurso público de provas e títulos para o cargo de promotor de justiça substituto.

Ela atuou na Comarca de Boa Vista, na 3ª e 4ª Varas Criminais, e no mesmo ano foi promovida por critério de antiguidade ao cargo de promotora de justiça de segunda entrância, atuando cumulativamente junto à 4ª Vara Criminal e nos Juizados Especiais.

Em 2011 foi promovida por critério de antiguidade ao cargo de Procuradoria de Justiça Criminal e, posteriormente, Subprocuradora-Geral de Justiça, designada para o cargo de Secretária do Conselho Superior do órgão. Em 2015 foi eleita por seus pares para o cargo de Procuradora-Geral de Justiça para o biênio 2015/2017.