Eleitor fora de domicílio eleitoral faz aumentar número de passageiros

O número de pessoas em busca de passagens intermunicipais aumentou 50% na Rodoviária Internacional de Boa Vista. A expectativa das agências de viagens terrestre é que o movimento de passageiros continue a crescer até domingo, quando ocorrem as eleições municipais. O aumento da demanda é atribuído à grande quantidade de eleitores que precisam se deslocar até seus domicílios eleitorais, em diversas cidades do Estado, para que possam votar.

A grande procura fez que com que as empresas de transporte disponibilizassem mais ônibus para atender todos os passageiros. Em alguns casos, foi necessário dobrar o número de veículos, segundo a sócia-proprietária de uma empresa de transporte, Helena Lima. “Desde quinta-feira registramos aumento de até 50% na venda de passagens para cidades do Sul do Estado”, informou.

Helena disse que a empresa oferece dois horários em dias normais para cidades como Caracaraí, Iracema, Caroebe e outras. Atualmente, de acordo com ela, a empresa aumentou para quatro ônibus diários com destino às cidades da região Sul de Roraima. “Normalmente, mantemos dois veículos por dia. Mas, devido ao aumento da demanda neste período de eleição, tivemos que dobrar a disponibilidade”, frisou.

O movimento de passageiro cresceu também para outros destinos do Estado e a procura por passagens para Manaus (AM) apresentou um leve acréscimo, mas, conforme informou o encarregado de agência de transporte terrestre, Washington Castro, não houve necessidade de ofertar novos ônibus. “O grande movimento para Manaus ocorre em épocas de feriados nacionais, como Natal, Réveillon e Carnaval, quando ofertamos mais viagens”, comentou.

Nas filas para o embarque na rodoviária era possível perceber o intenso movimento de pessoas que aguardavam para viajar para cidades como Pacaraima, Normandia, Bonfim e outras. “Estou vindo de Amajari e aqui, em Boa Vista, estou esperando outro ônibus para Normandia, onde votarei”, disse o passageiro Érik Alber.

Quem também aguardava na fila do embarque era a auxiliar de cozinha Maria das Dores Ribeiro Ramos. Ela mora em Boa Vista e estava indo para Bonfim para cumprir com as obrigações eleitorais. “Aproveitando a oportunidade para votar, encontrarei minha família e amigos para um fim de semana bem agradável e depois retornar na segunda-feira”, disse a passageira. (A.D).