Cotidiano

Eleitores de Caracaraí têm até a próxima 4ª para fazer biometria

Quem não realizar o procedimento obrigatório terá o título de eleitor cancelado

A oito dias do encerramento do prazo para o recadastramento biométrico em Caracaraí, dos 13.709 eleitores do município, apenas 7.504 realizaram o procedimento obrigatório, o que representa 54,73% do eleitorado. A meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é atingir 80% dos eleitores. Isso significa que pelo menos 3.463 cidadãos precisam comparecer ao cartório eleitoral até o dia 14 de junho para não terem o título cancelado. O atendimento ocorre das 8h às 15h, sem intervalo para o almoço, inclusive sábado, domingo e feriado.

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, o prazo não será prorrogado e quem tiver o título eleitoral cancelado só poderá regularizar novamente após a homologação do processo revisional, o que pode vir a durar alguns meses. “Se o eleitor tiver o título cancelado e precisar da quitação eleitoral nesse período terá problemas, pois o cadastro estará fechado após o dia 14 de junho”, disse Fonseca.

PENALIDADES – Além de ser obrigatório, ter o título eleitoral regularizado é uma garantia de direitos para o cidadão. Wanderlan Fonseca alertou que o eleitor sofre uma série de penalidades se não estiver quite com a Justiça Eleitoral. Se o título for cancelado, o cidadão não poderá receber benefícios sociais como o Bolsa Família; se for servidor público não poderá receber o salário; não poderá se matricular em universidade pública; e não poderá tomar posse em concurso público.

Com o título de eleitor cancelado, o eleitor também fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, não poderá regularizar o CPF, não poderá conseguir empréstimos e não poderá votar nas eleições do próximo ano.

DOCUMENTAÇÃO – Para realizar o recadastramento biométrico, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver).

Em Rorainópolis, Cartório Eleitoral espera atender 300 pessoas por dia

O Cartório Eleitoral de Rorainópolis espera receber 300 pessoas por dia até o final deste mês para o recadastramento biométrico. Para o chefe do cartório, Francisco Luiz, os eleitores devem estar atentos às consequências de não atualizar o procedimento obrigatório. “Estamos confiantes que atenderemos a maioria dos eleitores de Rorainópolis, com expectativa de recadastrar cerca de 13 mil pessoas.

Os moradores dos distritos próximos à sede de Rorainópolis receberão, a partir da próxima semana, equipes da Justiça Eleitoral para a realização do recadastramento biométrico. Moradores de Nova Colina serão atendidos de 13 a 22 deste mês; Martins Pereira, de 20 a 22 de junho; Vila do Equador; 24 a 26 deste mês; e Jundiá, nos dias 27 e 28 de junho. (J.R)