Cotidiano

Eleitores de cinco bairros de BV devem substituir títulos neste fim de semana

Neste fim de semana, a Justiça Eleitoral continua a substituição de títulos dos eleitores que votam nas escolas localizadas nos bairros Buritis, Cauamé, Jóquei Clube, Tancredo Neves e União. Em decorrência do rezoneamento, esses bairros passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral (ZE), com a consequente alteração na numeração das zonas e seções.

De acordo com o calendário elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), no sábado, 2 de dezembro, os eleitores que votam nas escolas Girassol (Buritis), Tancredo Neves e Carlos Raimundo Rodrigues (Tancredo Neves) e Menino Jesus de Praga (Jóquei Clube) devem comparecer aos seus respectivos locais de votação, das 9 às 18 horas, para pegar o novo título. Os eleitores que pertencem à seção da Escola Carlos Raimundo Rodrigues devem pegar seu novo título na Escola Tancredo Neves.

No domingo, 3, as equipes da Justiça Eleitoral estarão nas Escolas Tancredo Neves (onde serão atendidos os eleitores da Escola Idarlene Severino da Silva) e Coema Souto Maior (Tancredo Neves), Francisco Cássio de Moraes (União) e Martinha Thury Vieira (Cauamé), no mesmo horário.

Os eleitores que não puderem comparecer aos postos de atendimento neste final de semana poderão realizar a troca do título, de segunda a sexta-feira, na sede da 1ª Zona Eleitoral, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 760, das 8h às 15h.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, esclarece que os locais de votação não serão alterados. Segundo ele, os postos de atendimento aos finais de semana têm por finalidade facilitar o acesso do eleitor, uma vez que são seus próprios locais de votação e a troca é feita de maneira rápida.

“O eleitor deverá comparecer para pegar o novo documento, munido de identidade e do título antigo, se tiver. Nas eleições de 2018, o eleitor votará no mesmo local que votava anteriormente. As zonas eleitorais da Capital passaram apenas por uma readequação no quantitativo de eleitores para atender à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, destacou Fonseca.

REZONEAMENTO – Após o rezoneamento, 59.883 eleitores de 11 bairros da Capital, abrangendo 34 locais de votação e 194 seções, passaram da 5ª para a 1ª ZE. O objetivo do rezoneamento é aprimorar o trabalho e economizar gastos com as zonas eleitorais, que nas capitais passaram a ter no mínimo 100 mil e no máximo 200 mil eleitores. Nas zonas do interior esse número é de no mínimo 10.000 eleitores, com base em critérios de razoabilidade e proporcionalidade, conforme determinação do TSE.

CAPITAL – Em Boa Vista a 1ª ZE contava com 59.725 eleitores e a 5ª ZE tinha 144.612. Diante desses dados, foi necessário remanejar eleitores da 5ª para a 1ª ZE, para haver um equilíbrio na distribuição do eleitorado da capital. Após o rezoneamento, a 1ª ZE ficou com 121.419 eleitores e a 5ª ZE com 109.945, já inclusos os que vieram da 3ª ZE.

Publicidade