Política

Eleitores roraimenses já podem acessar título eleitoral por meio do celular

O Tribunal Regional Eleitoral em Roraima ressaltou que a novidade não dispensa a apresentação de um documento oficial com foto no momento da votação

Os eleitores de Roraima já podem baixar o aplicativo “e-Título”, que permite o acesso a uma via digital do título eleitoral por meio do aparelho celular smartphone ou tablet. A medida está disponível tanto para os telefones com sistema Android ou IOS e trará novidade em relação à via tradicional impressa, com a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral em Roraima (TRE-RR), a medida pode ser analisada como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel, o que trará benefícios tanto para a Justiça Eleitoral quanto aos próprios eleitores.

Dentre estes benefícios estão, no caso da instituição, a economia com a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício deve aparecer na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

Para o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, em posse do e-Título, o documento físico também se torna desnecessário o que pode significar economia de tempo, evitando-se deslocamentos aos cartórios eleitorais.

Fonseca lembrou ainda que os eleitores de Boa Vista, que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral, podem baixar o aplicativo e não necessitarão retirar seu documento no cartório. “O e-Título contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação”, afirmou o secretário.

ELEIÇÃO – Com a proximidade do processo eleitoral, a diretora-geral do TRE/RR, Andréa Fernandes, ressaltou que os eleitores devem ficar atentos ao fato de que o e-Título não dispensa a apresentação de um documento oficial com foto no momento da votação. “Caso haja a necessidade de dissipar qualquer dúvida, quanto à identidade do eleitor, o documento de identidade o fará”, ressaltou a diretora.

E-TÍTULO – A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o restante do país. O lançamento ocorreu em dezembro do ano passado.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo “e-Título”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já disponível na Play Store e na App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A secretária de Tecnologia da Informação do TRE do Acre, Rosana Magalhães, explicou que ao baixar o aplicativo, o eleitor tem na sua mão várias funcionalidades. “A principal delas é a obtenção da via digital do título eleitoral.

Depois que informar os dados, ele configura o seu acesso e recebe, além do próprio título eleitoral, informações sobre a sua quitação eleitoral e, inclusive, um QR Code que pode ser utilizado para validação dessa informação fornecida pela Justiça Eleitoral”, esclareceu a especialista, que também é uma das responsáveis pela criação do aplicativo.

A ideia é que o aplicativo seja um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral. Será até possível, futuramente, fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo. “Enfim, existe um backlog de evolução bem grande, que essa primeira versão ainda não contempla, mas que até a eleição estará muito mais robusto”, concluiu Rosana Magalhães.