Cotidiano

Eletrobras RR fica em penúltimo em ranking de qualidade de serviço

A empresa foi classificada na 24ª posição na avaliação de qualidade do fornecimento das concessionárias do país, realizada pela Aneel

Pelo segundo ano consecutivo, a Eletrobras Distribuição Roraima ocupa a penúltima posição na avaliação de qualidade do fornecimento das concessionárias do país, realizada anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dentre as empresas com número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil, a Eletrobras foi classificada em 24º lugar no ranking de 2017.

No entanto, para o presidente da Eletrobras, Anselmo Brasil, a avaliação da agência reguladora não retrata a realidade dos fatos. O primeiro ponto destacado foi a situação precária constatada pela concessionária quando se tornou responsável pela prestação dos serviços no interior, em janeiro do ano passado. “Hoje, andando pelo interior, você vai ver um atendimento semelhante ao da capital, apesar de que ainda há muito a ser feito”, disse.

O presidente comentou que, nos últimos 15 meses, 18 contratos referentes à prestação de serviço foram firmados para todo o Estado, além de toda uma estrutura e mobilização de equipes. Visando melhorias ao atendimento, a empresa dividiu o interior em regionais. Dessa forma, cada regional passa a ser responsável pelo atendimento de determinadas áreas.

Na avaliação do presidente, uma empresa nacional que detém três certificações, sendo uma delas o ISO 9001, não pode estar numa posição desta no ranking. “Essa pesquisa e colocação não retratam a realidade, temos um atendimento atual de qualidade no interior. Você vê carros bem equipados, obras feiras e subestações. Não ficamos parados esperando um processo de privatização”, declarou.

Dentre as ações e projetos desenvolvidos desde a concessão, Anselmo Brasil ressaltou o planejamento de fontes alternativas para o Estado. Pelo site da Aneel, de outubro de 2017 até este ano, é possível verificar sete instalações de sistemas fotovoltaicos em Boa Vista. Ele pontuou que, com seis meses de implantação, Roraima já é superior ao Estado do Amazonas em termos de potência.

Para os próximos meses, a empresa já está em processo de licitação de novos equipamentos para todas as localidades indígenas, a fim de trocar os motores antigos e garantir o aparelho aos que não têm. Como parte do planejamento, também está prevista a troca de geração do interior, o que vai possibilitar às comunidades mais longínquas abastecimento e acesso de qualidade.

Nas últimas semanas, uma equipe da Eletrobras realizou uma visita técnica nas comunidades indígenas do Baixo Rio Jatapu, atendidas com fornecimento de óleo diesel, após o recebimento de várias reclamações de melhorias na regional do sul do Estado. Nessas regiões, o atendimento acaba sendo comprometido pelo acesso ser feito exclusivamente de barco.

Ao todo, a equipe visitou quatro comunidades, uma com cerca de 10 famílias e as demais com até 12 famílias. “Ninguém nunca tinha ido lá, eles ficaram surpresos. E essa localidade não é única, tem outras várias, como a do Baixo Rio Branco, onde o acesso é mais distante ainda. Além disso, do ponto de vista empresarial, é inviável economicamente visitar dez casas, mas nós vamos, a fim de melhorar a qualidade do serviço para todos”, concluiu.

ANÁLISE – Publicada anualmente pela Aneel com base nos limites estabelecidos pela agência reguladora no Desempenho Global de Continuidade (DGC), a análise verifica a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (Fec), o que significa a média de quantas vezes há suspensão do fornecimento de energia e a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (Dec). Ou seja, por quanto tempo o consumidor permanece sem energia após a queda. (A.G.G)