Cotidiano

Eletrobras Roraima é classificada como uma das piores do país em fornecimento

Das 30 empresas fornecedoras de energia classificadas como de pequeno porte, a Boa Vista Energia está na penúltima posição

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta semana, a avaliação da qualidade do fornecimento de todas as concessionárias do país no ano de 2016. Dentre as empresas consideradas de pequeno porte, com menos de 400 mil consumidores, a Eletrobras Distribuição Roraima foi classificada em penúltimo lugar, na 29ª posição.

Publicada anualmente pela agência com base nos limites estabelecidos pela agência reguladora no Desempenho Global de Continuidade (DGC), a análise verifica a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), o que significa a média de quantas vezes há suspensão do fornecimento de energia e a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), ou seja, por quanto tempo o consumidor permanece sem energia após a queda.

No ranking das distribuidoras em relação ao valor absoluto do DEC das empresas de menor porte, a empresa roraimense possui um total de 37,85 de horas em que o serviço ficou suspenso em 2016. Já com relação à frequência em que isso ocorreu, a Eletrobras Roraima apurou um número de 56,65 interrupções ao longo do ano.

QUEDA – Conforme os dados repassados pela Aneel nos últimos três anos, a concessionaria sofreu uma queda de posições ao longo dos anos. Em 2014, de uma lista de 27 empresas, a Eletrobras Roraima alcançou a 16ª sexta posição.

No ano seguinte, em 2015, de 26 empresas, a empresa caiu quase dez posições, sendo classificada na 24ª posição. Por fim, em 2016, a Boa Vista Energia S.A caiu para a penúltima posição, ficando na frente apenas de uma fornecedora do Paraná. Curiosamente, a empresa Forcel, que ficou na última posição, é a única concessionaria que não atendeu a uma das normas da Aneel, que é a certificação do processo de coleta e apuração dos indicadores de continuidade, com base nas normas da Organização Internacional para Normalização.

SEM RESPOSTA – A Folha entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Roraima para tratar sobre os índices e quais ações poderiam ser feitas pela concessionária para melhoria do atendimento, porém foi informada que o presidente da companhia estava ausente por motivo de viagem e que, por conta disso, não poderia repassar mais informações sobre o assunto no momento.

INDÍCE – Apesar da classificação de Roraima, a Agência Nacional esclareceu que houve um melhor desempenho das distribuidoras brasileiras desde 2008, com uma redução de 15% no índice de duração de interrupção de energia e uma queda no número da frequência de quedas de fornecimento, de uma média de 9,86 vezes em 2015 para 8,87 vezes em 2016.

Das empresas de maior porte, com mais de 400 mil consumidores, as empresas do Maranhão, Ceará e da Paraíba foram as melhores classificadas. Já das empresas de menor porte, as melhores classificadas foram as concessionarias de Santa Catarina, Paraíba e Minas Gerais.

Segundo a Aneel, a classificação tem o objetivo de incentivar as empresas a melhorar a qualidade do seu serviço. As empresas que conseguem progredir recebem uma compensação por meio do ajuste de suas tarifas. (P.C.)