Cotidiano

Eletrobras lança projeto de combate ao desperdício de energia nas escolas

Projeto é direcionado aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das 112 escolas públicas e particulares do Estado

A Eletrobras Distribuição Roraima lançou ontem, 21, o projeto de eficiência energética Energia Para Novos Tempos – Educar para Preservar o Meio Ambiente, destinado a disseminar entre alunos do Ensino Fundamental informações sobre como combater o desperdício de energia no Estado. Segundo o presidente da estatal, Anselmo Brasil, o incentivo à diminuição de consumo pode contribuir para a construção de novas linhas de transmissão.

Segundo ele, a partir do momento em que os alunos e familiares praticarem a redução, a energia que antes era consumida poderá ser distribuída a outras ligações sem um novo investimento. “O dinheiro que a empresa ia ter para manter pode ser investido na construção de linhas de transmissão, por exemplo”, disse. Além disso, com a possibilidade de novas linhas, os problemas de interrupção de fornecimento pela Venezuela poderiam ser minimizados.

A gestora do projeto, Glacidalva Andrade, explicou que a execução do trabalho inicia com a capacitação dos professores por meio de um curso de no mínimo 12 horas, quando é repassado todo o programa metodológico para trabalhar com o grupo de crianças participantes. Cada escola recebe o kit de materiais da Metodologia Procel Educação. Entre as 112 escolas públicas e particulares de Roraima, mais de 50 mil crianças vão participar do projeto.

Junto aos alunos serão abordados temas como o uso seguro e eficiente da energia elétrica, sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e utilização inteligente das fontes de energia renováveis. Segundo Glacidalva, a cada seis meses um grupo de escolas vai desenvolver diversas atividades a fim de que sejam escolhidos os alunos, professores e prédios que mais conseguirem economizar ao final do trabalho. O projeto terá duração de dois anos.

EXECUÇÃO – Durante os trabalhos realizados nas escolas, os alunos terão acesso a uma unidade móvel, uma van com infraestrutura adaptada para atender a todas as faixas etárias de estudantes e duas tendas com maquetes de equipamentos utilizados na geração de energia eólica, hidráulica e solar. A disseminação das informações sobre combate ao desperdício será efetuada por meio da metodologia “A Natureza da Paisagem – Energia”, tendo como canal de comunicação a educação ambiental. Conforme a Eletrobras, o projeto segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), dentro do tema transversal Meio Ambiente e se sustenta nos princípios fundamentais da Educação Ambiental da Conferência Intergovernamental de Tbilisi, de 1977. (A.G.G)
 
Empresa diz que interrupções são pontuais e trabalha para reduzi-las

Os problemas de interrupção e oscilação do abastecimento de energia elétrica em Roraima têm sido cada vez mais constantes, tanto na Capital quanto no interior, conforme os consumidores vêm denunciando para a Folha. A respeito do caso, o presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, Anselmo Brasil, afirmou que os problemas de interrupções estão relacionados à linha de transmissão da Venezuela e que a empresa tem trabalhado para a redução dos casos.

Segundo ele, as interrupções em sua maioria são pontuais, às vezes causadas por problemas de comunicação que não chegam à Eletrobras. Disse que o Brasil registrou casos recentes em ramais no interior, onde a energia demorou a chegar. No entanto, ele destacou que, equipes de carros multifunções, que podem fazer ligações e pequenos atendimentos, estão atuando em todo o interior. Na Capital, a população pode contar com as equipes de pronto atendimento.

Anselmo enfatizou que a população deve procurar os canais da empresa para solicitar atendimento e que as reclamações que estão chegando estão sendo tratadas, uma vez que a empresa é fiscalizada pela Agência Nacioal de Energia Elétrica (Aneel). Apesar dos acontecimentos, o presidente afirmou que, em relação à média brasileira, Roraima possui poucas quedas de energia.

“Às vezes reclamam da tarifa cara, mas não é. Qualquer consumidor que entrar no site da Aneel e ver o ranking das tarifas vai constatar que a nossa é uma das mais baixas”, frisou. A Folha verificou o site e observou que o Estado detém a quinta posição, tendo a tarifa final em R$337,29.

PREJUÍZOS – Para alguns consumidores, as interrupções de energia podem causar prejuízos ainda maiores, como a queima de equipamentos. Em relação ao caso, a Eletrobras esclareceu que os consumidores devem procurar a empresa o quanto antes quando a situação acontecer. O contato pode ser feito pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no número 0800 7019 120, ou pessoalmente na sede do órgão, localizado na Avenida Ene Garcez, 691, Centro. (A.G.G)