Cotidiano

Eletrobras promete reverter sucateamento deixado pela Cerr no interior em 3 meses

São 14 municípios que dependem do abastecimento que era feito pela Cerr, que deixou o sistema à beira da calamidade

O presidente da Eletrobrás no Estado, Anselmo Brasil, disse que a empresa recebeu da Companhia Energética de Roraima (Cerr) um serviço muito sucateado e a ponto de calamidade devido a riscos de incêndios e interrupções de fornecimento por causa da falha de equipamentos. Ele pediu calma à população, pois tudo precisará ser recuperado e, muitas vezes, será necessária a completa substituição da estrutura.

Antes mesmo de assumir o fornecimento de energia elétrica nos 14 municípios do interior de Roraima, no dia 1º, a Eletrobrás já havia iniciado um planejamento operacional em cima das deficiências deixadas pela Cerr.

Brasil prometeu que todos esses lugares estarão com o mesmo padrão de Boa Vista em até três meses. Na Capital, os apagões têm durado apenas alguns minutos.

São 18 contratos que estão sendo assinados para a substituição de equipamentos e veículos usados para a entrega de óleo diesel e para a poda de árvores, além da revisão da infraestrutura deixada pela CERR. Nos 14 municípios abastecidos, há cerca de 120 comunidades isoladas e grupos indígenas de portes variados.

Na próxima semana, chegarão os equipamentos novos nas localidades que mais sofrem com os apagões: as comunidades indígenas Boca da Mata e Surumu, em Pacaraima; a comunidade indígena Napoleão, em Normandia; Vila Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis; Vila do Tepequém, no Amajari; e os municípios de Normandia, Cantá, Uiramutã e Amajari.

“O serviço que realizamos em Boa Vista é reconhecido como o 3º melhor da região Norte do país, de acordo com o ranking de concessionárias que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou em 2016. Então, vamos levar este padrão de atendimento para o interior, pois temos capacidade material e de pessoal. Em três meses, a partir de hoje, vamos equiparar todo o serviço do Estado. O consumidor vai sentir a diferença até para acessar seus dados, o que poderá ser feito pela internet”, prometeu Brasil.

CONCESSÃO – Ao perder a concessão da distribuição de energia elétrica para o interior de Roraima, a CERR cedeu 350 servidores de seu quadro para a Eletrobras. Outros 100 foram exonerados e o restante deverá ser realocado em secretarias estaduais. A Eletrobras manteve as datas de vencimento das contas de luz e os postos de atendimento, bem como os parques térmicos e os geradores de óleo diesel. (NW)