INCENTIVO FEDERAL
Em Boa Vista, Marcos Pereira anuncia apoio à indústria
O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que visa aumentar a base exportadora nacional, e o programa Brasil Mais Produtivo
Por Folha Web
Em 09/08/2017 às 10:00

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, cumpre nesta quinta-feira (10) agenda oficial em Boa Vista (RR), onde lançará programas de apoio à indústria regional. Será em cerimônia no Palácio do Governo, às 9h30. Na ocasião, o ministro também presidirá reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa, que tem em pauta 41 projetos industriais para o Polo Industrial de Manaus, o que representa um investimento de 317,8 milhões de dólares.

Marcos Pereira fará o lançamento de dois programas: o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que visa aumentar a base exportadora nacional, e o programa Brasil Mais Produtivo, cujo objetivo é ampliar a produtividade das empresas participantes.

No estado de Roraima, foram identificadas cerca de 500 empresas com perfil para serem atendidas pelo PNCE. São indústrias de transformação, extrativista, de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Por meio do programa, as empresas são capacitadas para vender seus produtos no mercado externo. O PNCE já foi lançado em 22 Unidades da Federação, e ao todo possui mais de 6 mil empresas cadastradas.

Em outra frente de apoio à indústria regional, o MDIC levará para o estado o Brasil Mais Produtivo (B+P). Inicialmente, foram abertas 20 vagas para o programa, que oferece uma consultoria personalizada a cada empresa participante. Dois setores serão atendidos: Alimentos / Bebidas e Vestuário / Calçados. A partir de uma intervenção dentro da firma, são identificados os tipos mais comuns de desperdícios na produção, com o objetivo de tornar o processo mais eficiente e lucrativo.

Atualmente, o B+P conta com 1.079 empresas atendidas e outras 1.867 em atendimento. Com ótimos resultados preliminares, os atendimentos concluídos obtiveram aumento médio de produtividade de 50%, redução média da movimentação do trabalho de 59% e do retrabalho caiu 59%.

Suframa - Marcos Pereira também presidirá a 280ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa. Este será o segundo encontro do CAS fora de Manaus em 2017. O primeiro foi realizado em Macapá (AP), no dia 11 de maio, e marcou a retomada do caráter itinerante das reuniões do Conselho após um período de nove anos em que os eventos ocorreram consecutivamente na capital amazonense.

Dos 41 projetos industriais, 13 são de implantação e 28 de atualização, ampliação ou diversificação. Juntos, os projetos devem gerar 1.727 empregos ao longo dos próximos três anos.

 

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!