Em Iracema, candidato acredita que será declarado prefeito eleito

Jairo André Ribeiro Sousa (PMDB), o político que por duas vezes consecutivas chefiou a Câmara Municipal de Iracema, obteve 2.247 votos na sua cidade, uma diferença de 302 votos a mais que seu rival, o delegado Francisco Araújo, que teve 1.945 e foi declarado eleito. O problema é que a votação de Jairo está sub judice e quem será diplomado será Francisco, caso seu recurso não seja aceito.

Isso ocorreu porque Jairo teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e só pôde concorrer mediante um recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sua candidatura foi indeferida sob acusação de ter praticado irregularidades em processo licitatório junto à Prefeitura Municipal de Caracaraí, enquanto exercia o cargo de presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e pregoeiro.

Com a decisão, Jairo teve os votos computados, mas não foram considerados na totalização. “Hoje eu estou afirmando que sou o prefeito eleito e estou com recurso que será encaminhado para o TSE. Temos várias jurisprudências favoráveis em casos semelhantes ao nosso na Corte eleitoral. Temos a certeza da vitória. Infelizmente, aqui, no TRE, houve esse entendimento não apenas comigo, onde se tiver um mínimo problema já é condenado”, afirmou.

Ele disse que tem grandes esperanças de que o TSE vote sua causa antes da diplomação. “Nossa esperança é no TSE pelas jurisprudências. Vamos pedir uma liminar de tutela antecipada para mudar o que consta no site, a situação dos zeros votos. Queremos esclarecer aos eleitores que estamos com recurso em andamento”, destacou.

Jairo afirmou que tem certeza que haverá mudança no quadro eleitoral de Iracema “Eu fui eleito pela decisão principal, que é a vontade do povo, e isso pesa muito no TSE. Tenho 302 votos a mais que o outro candidato. Sou o prefeito eleito pelo voto popular”, insistiu.