Política

Em Roraima, parlamentares repudiam ‘PEC da Morte’

"Considero desumano e covarde um ataque contra aqueles que mais trabalham", disse o deputado Brito Bezerra

Deputados da Assembleia Legislativa de Roraima que participaram da audiência pública para discutir a Reforma da Previdência – PEC 287/2016, juntamente com representantes de movimentos sociais e classes de trabalhadores, se posicionaram contrários à proposta do Governo Federal.

O líder da base governista na Casa de Leis, deputado Brito Bezerra (PP), classificou a proposta como a “PEC da Destruição, não da Reforma, ou PEC da Demolição”, adjetivou.

Ele lamentou a ausência de mais trabalhadores nas galerias da Assembleia Legislativa. Apresentou dados de que, em quase quatro mil municípios, a economia da Previdência ultrapassa a arrecadação pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Mas o foco do pepista era falar sobre uma classe específica, a dos trabalhadores rurais e ribeirinhos, pois a proposta da PEC 287 é igualar o tempo de contribuição ao mesmo da condição pelo Regime Geral. Segundo ele, isso é um atentado aos agricultores.

“Considero desumano, um ponto ilegítimo, covarde e um ataque contra aqueles que mais trabalham, falando em esforço físico”. Bezerra se colocou a disposição de todos os trabalhadores rurais para, juntos, lutarem contra a PEC.

Servidor de carreira como delegado de polícia, o deputado Jorge Everton (PMDB) declarou que o trabalhador brasileiro não pode receber penalidades com esse tipo de Reforma.

Para ele, uma mudança como essa necessita de oitivas junto à população. “Afinal de contas, o que movimenta o país é o trabalhador, é a classe operária, o trabalhador rural, o funcionário público”, lembrou.

Propôs que todos busquem a solução mais viável, desde que não atinja o desenvolvimento econômico da população.

“Algumas reformas são necessárias, mas reformas para melhor. (…) Não podem ser empurradas goela abaixo, precisam analisar esse debate, com ampla discussão como estamos fazendo aqui na Assembleia”, complementou.

Com informações da SupCom ALE-RR