Cotidiano

Em Roraima, voluntários retiram lixo dos rios

O intuito da ação é sensibilizar a sociedade da importância de preservar as águas dos Rios

Com a proposta de promover a conscientização ambiental e o uso racional dos recursos hídricos em Roraima, a Femarh realiza neste domingo, dia 26, a 8ª edição do Amigos do Rio.

A ação contará com apoio da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cipa (Companhia Independente de Polícia Ambiental), Eletrobrás, DPMA (Delegacia de Polícia de Meio Ambiente), Vigilância Sanitária do Estado, Corpo de Bombeiros, Associação dos Barqueiros e Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Para o presidente da Femarh, Rogério Martins, é preciso passar uma mensagem que sensibilize as pessoas da necessidade de cuidar da água que é usada diariamente nas casas e comércios e outros lugares.

“Nosso objetivo é conscientizar a população de cuidar melhor dos nossos recursos hídricos, pois o lixo descartado incorretamente vai parar nos rios e todas as vezes que realizamos essa ação com vários voluntários a gente percebe que os resíduos continuam indo parar lá”, argumentou.

O presidente enfatiza que o envolvimento da população também é um dos objetivos da ação. “A proteção do Rio precisa da consciência da população que é quem mais precisa das águas desses rios, por isso envolvemos toda a sociedade e temos uma grande lista de parceiros que nos ajudam a fazer esse evento tão importante para o meio ambiente”, disse.

Na edição de 2015, o Amigos do Rio retirou mais de uma tonelada de lixo do Rio Branco, e, em 2016, removeu meia tonelada. A ação é realizada pela Fundação desde 2011 com a participação de toda a sociedade e com a presença de voluntários que retiram os resíduos dos rios.

Em 2016, o Amigos do Rio foi estendido aos municípios do interior e foi até Tepequém. Em abril deste ano, há previsão de duas edições, uma em Normandia e outra em Bonfim. (Fonte: Secom RR)