Cotidiano

Em SP, venezuelanos começam a retomar a vida

Como primeiro passo, três dos 30 refugiados que estão na Missão Paz desde abril já estão empregados

Venezuelanos refugiados, que chegaram a São Paulo na primeira semana de abril, na fase um da operação humanitária do Exército de transporte de imigrantes da fronteira de Roraima, já têm a oportunidade de recomeçar a vida na Capital.

Do grupo de 30 da Missão Paz, no Glicério, região central, que acolhe 120 imigrantes de 20 nacionalidades, pelo menos três já estão trabalhando. Outros dez venezuelanos chegaram na última sexta-feira ao abrigo, na fase 2 da operação.

“Eu vivia em Pacaraima”, conta Isaid Moisés Pérez, de 23 anos, venezuelano que conseguiu uma vaga de trabalho em um restaurante peruano do Itaim.

Com a filha Ishailys, de 4 meses, e a mulher, Rosa, de 18 anos, também venezuelanas, explicou que trabalhou em uma fábrica de calçados em Puerto Ordaz e na estatal de mineração CVG Minerven, de El Callao, departamento (Estado) de Bolívar, antes de emigrar.

O rapaz chegou ao Brasil pela fronteira com Roraima quando tinha 19 anos, em busca de trabalho, porque a situação econômica de seu país estava se deteriorando. “Vim para o Brasil para trabalhar e ajudar minha família. Estão na Venezuela”, disse.

Com o aumento no movimento de fuga dos venezuelanos para Boa Vista, capital de Roraima, autoridades brasileiras abriram a porta para interiorização e vinda ao Sudeste.

Com informações do Estadão