Política

Em audiência, ministro garante liberação de recursos da UFRR até o mês de julho

Promessa do ministro é liberar até julho 95% dos recursos para custeio previstos no orçamento, além de 70% da despesa de capital

O deputado Abel Galinha (DEM), coordenador da bancada de Roraima, e o reitor da Universidade Federal (UFRR), Jeferson Fernandes, estiveram reunidos com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e conseguiram a promessa de descontingenciamento de recursos da instituição. “Levei o reitor para a audiência e apresentamos toda a questão ao ministro Mendonça Filho, que também é do meu partido, pedindo sua colaboração em relação à difícil situação pela qual passa a UFRR”, disse o parlamentar.

Ele afirmou que, diante da resposta positiva, foi informando que o Governo Federal está descontigenciando recursos para alguns estados. “O ministro se comprometeu em colocar Roraima nessa lista. Até julho esses recursos serão liberados”, frisou Abel em entrevista à Folha.

O orçamento da UFRR foi contingenciado pelo Governo Federal no mês passado e atingia pontos importantes do orçamento, englobando questões de custeio e investimentos dentro das prioridades institucionais. “O ministro é da minha sigla partidária, o Democratas, e se comprometeu a atender o meu pedido, informando que até julho serão liberados os recursos”, frisou.

O reitor Jeferson Fernandes disse estar aliviado, pois a instituição faria cortes em projetos, obras e pessoal terceirizado por conta do contingenciamento. “O ministro foi sensível a nossa solicitação e prometeu a partir de julho começar o processo de descontingenciamento dos recursos da UFRR. Em um primeiro momento, serão descontingenciados 10% e nos meses subsequentes, o restante. Saí da reunião menos preocupado com nosso orçamento para 2017”, disse ao agradecer o apoio que recebeu da bancada federal.

“Vemos como positiva essa ação da bancada coordenada pelo deputado Abel Mesquita, pois nos trouxe essa perspectiva de reaver nosso orçamento como planejado ainda na execução orçamentária de 2017. Agora vamos poder empenhar o que tínhamos planejado de recurso”, complementou o reitor.

Ele informou que o ministro garantiu a liberação até julho de 95% dos recursos para custeio previstos no orçamento, além de 70% da despesa de capital. “Sem dúvida, para mim foi muito positivo”, destacou Fernandes;
RECURSOS – O Governo Federal contingenciou 40% dos recursos do Orçamento da Universidade Federal de Roraima para o ano de 2017. Isso significa um contingenciamento de R$ 6,4 milhões do recurso total que a UFRR dispunha para este ano. De forma geral, isso afeta diretamente obras, que já estavam com previsão de conclusão para este ano e seriam paralisadas, como uma no Centro de Ciências Agrárias no Campus Murupu, na zona rural, e duas menores no campus Paricarana, em Boa Vista.

O corte atingiu também os serviços essenciais da universidade promovidos por servidores terceirizados, como ações de limpeza dos prédios, de transporte e atendimento ao público, além do Núcleo de Rádio e TV e até mesmo projetos de qualificação dos técnicos e docentes. Além disso, quase 30% das despesas de capital ficaram paralisados e a instituição precisou fazer uma readequação das despesas internas, além de cortes administrativos e de capital.

CORTES – As instituições de ensino superior já haviam sofrido uma redução de cerca de R$ 350 milhões em comparação com o orçamento previsto para 2016. No orçamento deste ano, o Governo Federal já havia feito o corte automático de 10% nas verbas para manutenção e de 28% para investimento, atingindo setores da administração superior da UFRR, como as pró-reitorias e unidades subordinadas.