Cotidiano

Em nova assembleia, servidores tratam de movimento grevista

Agora o sindicato quer garantir a aprovação de uma emenda, na Assembleia, estendendo o direito ao auxílio alimentação, antes só dos magistrados, a todos os servidores

Passadas quase duas semanas do fim da greve, o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Roraima (Sintjurr) realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 25, mais uma assembleia geral com os servidores. O objetivo foi discutir o movimento grevista e o Projeto de Lei 010, que trata do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria.
Durante a reunião a categoria fez levantamento do tempo que passou em greve, ao todo 29 dias, e discutiu as reivindicações atendidas em decorrência do movimento. Conforme o atual presidente do Sintjurr, Adjacirr Sousa, a avaliação que se faz do movimento é positiva, pois serviu de alerta para as autoridades. “Se houve má gestão, não sabemos, o que importa é que não haja outra greve. Na verdade quem perdeu nesses 29 dias de greve, foi a sociedade, porque os trabalhos estão atrasados, mas estamos voltando aos poucos”, avaliou o presidente.
Quanto ao Projeto de Lei 010, já aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), o sindicalista aborda que este foi um benefício a mais para a categoria. Entre outros pontos, foi discutido o Projeto de Lei 011, que trata de um plano que concede aos magistrados o direito ao auxílio alimentação. No decorrer da greve os servidores reivindicaram a criação de uma emenda estendendo o direito ao auxílio alimentação aos demais servidores do judiciário. A emenda foi criada, porém teve a votação adiada para o segundo semestre deste ano devido o recesso parlamentar.
Segundo Sousa, uma comissão foi criada ao final da reunião realizada pelos servidores, comissão essa responsável por acompanhar as questões referentes ao projeto. “Vamos aguardar o retorno das atividades no Legislativo e cobrar que seja votado a 011”, afirmou o presidente, afirmando que expectativa agora, é que na próxima semana o governador sancione o projeto 010.
O representante da categoria enfatizou ainda sobre a reposição salarial de 5%, cujo prazo para o repasse é até 31 de dezembro deste ano. “Estamos confiantes que até o final do ano o Governo do Estado faça o repasse da nossa reposição salarial”, disse Sousa ao comentar também que quanto ao restante das reivindicações, a categoria buscará com o decorrer do tempo.
Questionado sobre a possibilidade de nova greve, o sindicalista afirma que em princípio não há nada definido. “O que levantamos em assembleia foi um indicativo de greve pra janeiro de 2015. Mas isso caso a reposição não seja efetivada. Enfim, queremos que tudo seja resolvido o mais rápido possível. Isso dará mais tranquilidade para a categoria. Queremos por fim na situação”, destacou.
GREVE – Decorrente do não avanço nas negociações com o Governo do Estado a respeito da reposição salarial e do envio do Plano de Cargos e Salários para a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), a greve dos servidores do Judiciário, iniciada no último dia 12 de junho, durou 29 dias.
Dentre as reivindicações, além da reposição salarial e inflacionária, além da aprovação de Planos de Cargos e Salários (PCS), as reivindicações foram pelo maior número de servidores na área fim, revogação da portaria que limita o número dos servidores em cartório, valorização da Justiça de 1º grau, conforme a Resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) número 195 de 2014, retorno dos plantões judiciais remunerados, enquadramento dos motoristas e auxiliares administrativos, cumprimento da meta que trata da priorização da lotação de servidores em cartório, entre outros. (M.F)