Cotidiano

Em parceria com o Amazonas, Aderr reforça fiscalização no Jundiá

As Agências de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e de Defesa Agroflorestal do Amazonas (Adaf) realizam, desde o mês passado, uma série de ações conjuntas com o objetivo de reforçar a segurança agropecuária nos dois Estados, incluindo o reforço da fiscalização fitossanitária na barreira do Jundiá, no município de Rorainópolis, na divisa com o Amazonas.

Conforme o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Luiz Cláudio Estrella, a ideia da parceria é padronizar e unificar a fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal em um só local, respeitando os interesses de cada estado. “Toda essa ação conjunta é proveitosa para ambas as partes, tanto para o Amazonas quanto para Roraima. Nós estamos fazendo um trabalho de compartilhamento de experiências, inclusive respeitando cada uma das instituições. A ideia é que em um mês as ações de fiscalização sejam administradas ou coordenadas por técnicos da Adaf e outro mês por técnicos nossos, dando uma real noção do que deve ser trabalhado para evitar a entrada de produtos contaminados”, afirmou.

À Folha, Estrella disse que a parceria com o Amazonas ocorre em um momento importante, já que além de ser uma ação inédita no país, a iniciativa possibilita posicionar o Estado em grau de bastante relevância econômica para o país inteiro. “Com a nova instrução da Mosca da Carambola e as questões envolvendo a febre aftosa na Venezuela e Colômbia, nós vamos ter que fortalecer bastante essas barreiras sanitárias. É um processo de segurança não só de ambos os Estados, mas também do Brasil inteiro e o MAPA [Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento] está muito atento a isso”, disse.

O primeiro treinamento com as duas equipes, ocorrido na semana passada, contou com a participação de mais de 35 fiscais. Além das Superintendências do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento nos dois Estados, a ação conta ainda com o apoio de outras instituições como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal.

“Nós temos um plano de capacitação que está sendo feito nas outras barreiras e essa ação no Jundiá foi prioritária, devido essa ação conjunta entre a Aderr e Adaf. Nesse treinamento que realizamos recentemente, nós tivemos a participação de 15 técnicos da Aderr e 23 do estado do Amazonas. A ideia é que todos os agentes das outras barreiras também possam vir a fazer esse treinamento em outras oportunidades”, comentou.

Por conta das obras de revitalização que estão sendo realizadas no posto do Jundiá, as atividades de capacitação tiveram de ser reduzidas, no entanto, segundo o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, a situação é provisória, não comprometendo a continuidade das ações. “Todos os participantes dessas ações estão em um alojamento no Jundiá e, como está ocorrendo a realização dessas obras na barreira, infelizmente tivemos que reduzir um pouco dos trabalhos, porém, logo após a finalização desse serviço, tudo será retomado em sua capacidade máxima”, pontuou. (M.L)