Cotidiano

Em protesto, moradores interditam rua esburacada com galhadas

Saída encontrada por moradores foi fechar a rua, até para impedir novos incidentes, como quedas de pedestres

Moradores do bairro Doutor Silvio Leite, na zona oeste de Boa Vista, protestam contra transtornos causados no período chuvoso de uma maneira diferente: colocando galhadas para interditar a rua esburacada e cheia de lama.

A rua Joaquim Honorato de Souza é uma das mais prejudicadas. Lá o problema já existe há três anos e piora a cada ano nos períodos de chuva na cidade. É o que conta Maciel, morador do local há aproximadamente 18 anos.

Ele explicou que ali perto há um semáforo, na rua Francisco Expedito da Silva, que impede condutores de dobrar à esquerda e obrigando-os a trafegar pela rua Joaquim Honorato de Souza. Como o tráfego de motos, carros pequenos, caminhões e ônibus na via é grande, os buracos vão aumentando.

Os transtornos causados aos moradores vão além de prejuízos nos veículos: água em frente às casas e dificuldade de andar pela rua, inclusive com registro de quedas de crianças e idosos. “A criança ia a pé para a escola às sete horas da manhã quando caiu em um buraco desses e ficou coberta de lama”, contou Maciel. Já o caso do idoso foi ainda mais grave. A queda em um dos buracos ocasionou um braço quebrado ao homem, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Moradores da rua até entraram em contato com a Prefeitura de Boa Vista, mas não obtiveram resposta. A solução encontrada foi protestar. Desde o domingo, eles interditam a rua com galhadas, até mesmo para evitar novos acidentes. Eles pedem a recuperação do meio-fio, da pavimentação e a reprogramação para quatro pontos do semáforo da rua Francisco Expedito de esquina com a Avenida São Joaquim.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informou que vai enviar uma equipe da Operação Tapa Buracos até a rua Joaquim Honorato de Souza, bairro Doutor Silvio Leite, para avaliar a situação. “Os serviços da Operação Tapa Buracos ocorrem diariamente em diversas ruas da cidade. As equipes atendem as ruas mais prejudicadas pela ação do tempo e as solicitações da Central de Atendimento 156 da Prefeitura”, explicou.

Quanto à mudança no semáforo, informou que para fazer a implantação de um semáforo é necessário estudo técnico de viabilidade, abrangendo o fluxo de veículos, as dificuldades de tráfego, entre outros critérios. No caso específico, o Departamento de Engenharia de Trânsito já está realizando um estudo para verificar a viabilidade de implantação de semáforo no local citado. (G.L)